Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

O belo documentário de Nayana Fernandez foi por nós postado na íntegra no dia 19 de novembro de 2014, menos de 24 horas após seu lançamento. Considerando sua importância na divulgação da luta dos Munduruku, aí vai ele de novo. (TP)

O governo brasileiro está planejando construir um grande número de barragens hidrelétricas nos rios da Amazônia, destruindo a biodiversidade e interrompendo o modo de vida de milhares de índios e populações locais. Agora que as obras da gigante barragem de Belo Monte, no rio Xingu, estão a todo vapor, o governo está avançando com o seu próximo grande projeto – uma série de barragens no rio Tapajós. Mas os mais de 12.000 índios Munduruku, temidos como guerreiros, vivem nessa região e estão se mobilizando.

O documentário mostra a vida em uma aldeia Munduruku, onde as tarefas tradicionais são praticadas diariamente e as crianças crescem com uma liberdade admirável. O filme documenta o crescimento de sua resistência, que de diferentes formas sempre existiu, inclusive entre as mulheres, que têm papel fundamental nessa luta, e que agora também estão se levantando como guerreiras na articulação contra as barragens hidrelétricas.

Ficha técnica

Reino Unido/Brasil, 25min
Dir.: Nayana Fernandez
Produção: Sue Branford, Mauricio Torres e Nayana Fernandez
Camera / Som: Nayana Fernandez
Edição: Nayana Fernandez e Jason Brooks
Edição de Som: Aquiles Pantaleão e Michal Kuligowski
Desenho de Som: Michal Kuligowski
Graficos: Mariana Delellis
Música: “Whispers” – Por Kushal Gaya e Jenny Sutton

__________________________________

Este documetário foi produzido de forma independente, com apoio de algumas organizações, grupos da região do Tapajós e lideranças Munduruku. Toda a pós-produção foi executada graças ao trabalho colaborativo e solidário.

Comments (2)

  1. Boa tarde, tive a honra e o prazer de conhecer a aldeia Kwata participei do Projeto Expedição Doutores das Águas e fiquei emocionada ao conhecer a aldeia o cacique e a matriarca Dona Ester sou de São Paulo atuou como farmacêutica responsável técnica na CASAI/SP estou pronta a ajudar o que precisarem de mim pode contar comigo!!!
    Sou sincera em dizer que fiquei tentada para pedir a minha transferência para ai mas vou aguardar a vontade de Deus.
    Parabéns pelo lindo trabalho e organização e a preservação da etnia mundurucu!!!

  2. É com tristeza que vejo avançar em nossa região a construção dos projetos que ameaçam a cultura e tradições das populações da Amazônia. Nasci e cresci vendo meus avós e meus pais tecendo esses saberes socioculturais que se constituem em instrumentos tão necessários ao modo de vida e subsistência dessas comunidades. Tradições que estão sendo ameaçados pelo avanço do agronegócio – da pecuária e barragens. Projetos que avançam destruindo valores e, consequentemente, os recursos naturais tão necessários aos costumes e tradições das populações da Amazônia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.