Comunidades impactadas pela Fiol realizam encontros para reivindicar direitos

Trecho da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) vem impactando diretamente inúmeras comunidades no estado da Bahia, principalmente no município de Caetité, como é o caso de Curral Velho e Serragem.

Por CPT Bahia

Entre os impactos sofridos pelos moradores estão destruição de suas residências, como rachaduras nas paredes, destruição dos telhados, prejuízos e interrupção de áreas agrícolas e destruição e interrupção de estradas de acesso.

Diante desse cenário, foi realizada uma série de mobilizações no município. A comunidade de Serragem conseguiu no mês de março uma reunião com o poder público local e com representantes da Fiol e das empresas responsáveis pelo consórcio, que se comprometeram a revitalizar as estradas de acesso da comunidade que foram danificadas com a obra.

Já a comunidade de Curral Velho conseguiu uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF) junto aos representantes da Valec e Consórcio (PAVOTEC). No encontro, apresentaram um levantamento dos impactos provocados pelo trecho da Fiol e denunciaram a situação na qual se encontram os moradores. Outra reunião foi marcada entre os moradores e representantes do Consórcio (PAVOTEC) para esse mês, quando serão negociadas as reivindicações da comunidade.

A organização da comunidade garantiu o encaminhamento de diversas solicitações registradas e entregues ao MPF, como o fim do trabalho noturno das obras, que tem prejudicado a população; reparação e indenização das casas ao término da obra; intensificação da molhagem das estradas; aviso com carro de som sobre os horários de detonações de explosivos; e aluguel social para os moradores que tiveram suas casas destruídas, enquanto uma nova residência não é entregue.

Para as famílias das comunidades, as conquistas obtidas são resultado da luta organizada e da mobilização, diante da falta de planejamento e preparo das empresas responsáveis pela obra, que colocaram em risco constante as populações.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.