Roraima tem quase 19 mil eleitores em áreas indígenas, diz TRE

Dados do IBGE apontam que RR tem a maior população indígena do país. No estado, existem 450.479 habitantes, dos quais 49.637 são indígenas

Do G1 RR

Roraima é o estado com maior população indígena do país, onde existem 450.479 habitantes, dos quais 49.637 são indígenas, representando 11% da população geral, conforme dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. O maior percentual está no município do Uiramutã, região onde está localizada parte da terra indígena Raposa Serra do Sol, com 8.375 habitantes, sendo que 88,1% são índios. O município de Normandia (56,9%) ocupa a segunda posição, seguido por Pacaraima (55,4%) e Amajarí (53,8%).

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comprovam que Roraima possui atualmente 299.558 eleitores, sendo 190.698 apenas na capital Boa Vista. Em relação ao eleitorado em áreas indígenas, 18.340 cidadãos estão distribuídos em 100 seções eleitorais de 65 comunidades indígenas, nos 15 municípios do estado, o que representa 6,12% do eleitorado.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mauro Campello, informou que uma das prioridades é aumentar o cadastro eleitoral nas áreas indígenas, a fim de garantir o pleno exercício da cidadania. Ele disse ainda que essa foi a razão de a Justiça Eleitoral Itinerante (JEI) iniciar as atividades em 2015 no município do Uiramutã.

TSE
Uma das metas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, é fortalecer a participação da população indígena no processo eleitoral brasileiro. Ele comentou que serão desenvolvidas ações para garantir aos índios o pleno exercício dos seus direitos.

“Pela primeira vez, o TSE realizou um levantamento estatístico nas Eleições Gerais de 2014 utilizando o critério de cor e raça para analisar o perfil dos candidatos. Foi identificado que entre as cinco raças citadas (branca, amarela, indígena, parda e negra) os indígenas ocuparam o último lugar, com 0,35% das candidaturas. No pleito do ano passado, 81 candidatos se declararam indígenas e, desses, apenas 2 foram eleitos”, ressaltou Toffoli.

O último Censo Demográfico realizado em 2010 aponta que a população indígena no Brasil corresponde a 817.963 pessoas, 0,4% do total nacional.

Atendimentos são feitos nas comunidades indígenas de Roraima (Foto: Divulgação/TRE-RR)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.