Manifesto das mulheres e demais moradores de Altamira, vítimas da Norte Energia

Nós, moradores (as) dos bairros de Altamira: Tufi, Sudam I, Açaizal, Invasão dos padres, Aparecida, Olarias, Peixaria, Centro, Beco do Afonsinho,  Boa Esperança e  Brasília, nós  moradores da ilhas destruídas do Xingu e barqueiros, representados pelas mulheres, pais de família, crianças e jovens  nascidos e criados nesta terra, vivendo de maneira digna no espaço conquistado pelo trabalho honesto de nossas mãos calejadas, sobrevivendo do que o rio e a floresta nos deram, estamos hoje assistindo e vivenciando o maior sofrimento causado pela terceira maior hidrelétrica do mundo: Belo Monte, que há cinco anos vem massacrando o povo e transformando vidas, rios e matas em deserto.

Denunciamos que, de forma ilegal, estamos perdendo nossos bens, conquistados em regime familiar e de herança (terra, casa, alagados, igapós, igarapés, pontes, ilhas, plantas, animais…), estamos sendo espoliados da NOSSA VIDA, NOSSA IDENTIDADE, NOSSA HISTÓRIA, NOSSA CULTURA, NOSSA ESPIRITUALIDADE.   Tudo se transformou em um caderno de preço. Como se fosse uma mercadoria que fica numa prateleira de um grande supermercado chamado AMAZÔNIA.

A qual tribunal denunciaremos NOSSAS perdas materiais e imateriais? Aos neocolonialistas? Ao neodesenvolvimentismo de esquerda que hoje ocupa o poder político brasileiro? Aos grandes meios de comunicação? Aos corruptos dos cofres públicos? Ao BNDES? Qual poder judiciário julgará nossas ações com JUSTIÇA?  A quem recorrer?

Vivenciamos, durante esses cinco anos, que o Poder Judiciário para a NOSSA causa fechou os olhos. Que a Norte Energia é uma besta absoluta, e todos os poderes se curvam diante de seus pés.

Após esses anos, esperando em vão que nossos direitos fossem respeitados, percebemos que, somente nos juntando e partilhando nosso sofrimento, encontraremos solução para a NOSSA causa.

Portanto EXIGIMOS: Reassentamentos dignos, com Saúde, Educação, Segurança; Transporte, Lazer, espiritualidade; e Espaço de trabalho à margem do rio e dos reassentamentos.

Em nome das futuras gerações do Planeta, nos erguemos, defendendo os nossos direitos. Não deixaremos de lutar. NUNCA! A Licença de Operação de Belo Monte não passará!!

Se nos negam a Justiça, se o governo e Judiciário nos viram as costas, o que nos resta nesse momento? Ocupar ruas, praças, bairros, escolas, prefeituras, câmaras de vereadores, EXIGIMOS NOSSOS DIREITOS!!

Comments (1)

  1. Amigos e amigas do Xingu, se mantenham firmes contra os crimes representados por Belo Monte. Contra os crimes cometidos e a favor da vida !!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.