Caso Babilônia: Promovendo a barbárie em nome de Deus, por Leonardo Sakamoto

por Leonardo Sakamoto

Desculpem o atraso, mas só agora pude ler a nota de repúdio da Frente Parlamentar Evangélica contra o beijo protagonizado por Fernanda Montenegro e Nathália Timberg em uma cena da novela Babilônia, da rede Globo.

Uma ótima nota.

Ótima para nos lembrar que ainda temos momentos da mais completa barbárie.

Em qualquer lugar minimamente civilizado uma cena como essa teria sido banal – o que, claro, não é nosso caso. O que prova que gostamos de jogar purpurina e perfume em cima da titica para chama-la por outro nome. Mas, inútil, ela continua sendo titica. Uma titica estilosa, cheirosa, com cara de moderna, mas ainda assim titica.

Após a cena ir ao ar, o ultraconservadorismo tacanho aliado à mais COMPLETA FALTA DO QUE FAZER transformaram amor em polêmica nas redes sociais, em conversa de bar, em salas de jantar, em salões de igrejas.

A nota fala em afronta aos cristãos em suas convicções e princípios (até porque, como sabemos, uma religião de quase dois mil anos não resiste a um beijo de uma novela do Gilberto Braga), modismo de “outra forma de amar”, ataque à família natural e “estupros morais impostos pela mídia liberal”.

Particularmente, nem acho que esse povo que faz política em nome de Deus acredite, de verdade, em Deus. Caso contrário, não incitava tanta violência.

Mas esse discurso cola fácil, ainda mais em uma sociedade que foi sempre educada para ser gado e, agora, começa a se ligar que a vida não precisa ser assim. Muita gente explora o medo, afirmando que mudanças vão trazer dor e sofrimento, a fim de continuar mandando na vida dos outros. Quando, na verdade, o processo de desconstrução de preconceitos pode ser doído sim, mas o que fica depois da abertura de pensamento é uma paz difícil de descrever.

Isso dá tilt na cabeça de muita gente. Se fossem duas mulheres jovens e atraentes, tudo bem, faz parte do fetiche masculino. Mas duas mulheres de 85 anos, com idade para serem avós, não. Porque “mulher de bem” nunca aceitaria algo assim. Da mesma forma, que “mulher de bem” não vestiria nada acima do joelho, deixaria as costas de fora, beberia, fumaria ou teria vícios detestáveis, não iria para a balada sozinha, não amaria apenas por uma noite e não daria risada em público, escancarando os dentes a quem quer que seja. “Mulher de bem” tem que se portar de acordo com o que a sociedade espera dela, servindo o “homem de bem”.

O problema é que, não raro, esse tilt – amparado pelas palavras de líderes religiosos e políticos – deságua em terrorismo psicológico ou agressões físicas. Como vemos nos noticiários, com gente morta e ferida, todos os dias.

O que, pelo que me lembro, está longe do “amor de Deus”. Mas posso estar enganado.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Comments (1)

  1. A HIPOCRISIA É QUE MATA OS “MORALISTAS”, VÊ MULHER TRANSANDO COM UM HOMEM NAS TELENOVELAS, PODE; – MULHERES JOVENS SE BEIJANDO COM OUTRA JOVEM, PODE; – VÊ JOVENS QUE ACABAM DE ENTRAR NO BBB TRANSANDO COM UM RAPAZ EM BAIXO DO EDREDOM, PODE,- DUAS LÉSBICAS JOVENS NO BBB SE BEIJANDO, PODE.
    TUDO PODE, MENOS DUAS SENHORAS QUE SE CONHECERAM QUANDO AINDA ERAM JOVENS E SÓ POR UM SELINHO FIZERAM UM ESTARDALHAÇO, COMO SE O AMOR TIVESSE SEXO, IDADE E SEI MAIS LÁ O QUE. ORA FAÇA~ME O FAVOR, DELIGA A TV, TROCA DE CANAL. CUIDA DA SUA VIDA E DEIXA AS SENHOS CURTIREM A VIDA DELAS. EU PARTICULARMENTE ACHEI LINDO, CORAGEM NÃO É PRA TODO MUNDO.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.