Dia de Luta contra Discriminação Racial é tema de encontro com bancada feminina do Congresso

A ministra da SEPPIR, Nilma Lino Gomes, e Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados realizam atividade nesta quarta-feira (18) em alusão ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

SEPPIR

Com o intuito de abrir o diálogo com a bancada feminina do Congresso Nacional, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, realiza nesta quarta-feira (18) um café da manhã alusivo ao dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher, e ao dia 21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O encontro será no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 8h30, e contará com a presença de deputadas e senadoras.

A ocasião será um momento da SEPPIR aprofundar a relação com a bancada feminina do Congresso. Na atividade também serão apresentados os quatro eixos prioritários da atual gestão – ações afirmativas, quilombolas e povos de comunidades tradicionais, juventude e internacionalização. O encontro também será uma oportunidade para estabelecer o diálogo político, com a apresentação das perspectivas da SEPPIR em relação à pauta das mulheres negras no Parlamento.

21 de março – Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1966, a data foi adotada pela ONU em memória ao massacre ocorrido em 1960, em Sharpeville, na África do Sul. Na ocasião, 69 pessoas foram executadas pela polícia durante uma manifestação pacífica contra as leis de segregação racial impostas aos negros e negras sul-africanos com a política de segregação racial do Apartheid, implantado desde 1948 pelos ingleses na África do Sul.

A mesma data também foi escolhida, em 2003, para oficializar a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), que neste ano de 2015 completa 12 anos de existência. O ministério foi criado pela Medida Provisória n° 111, de 21 de março de 2003, convertida na Lei 10.678, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

SERVIÇO:
Encontro com a Bancada Feminina do Congresso Nacional
Onde: Salão Nobre da Câmara dos Deputados – Brasília (DF)
Quando: 18 de março de 2015, quarta-feira
Horário: 8h30

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.