Enquanto uns pedem a volta da ditadura, morre Therezinha Zerbini, fundadora do Movimento Feminino pela Anistia

Ela morreu no sábado (14), em São Paulo, aos 87 anos de idade. Causa da morte e local do velório não foram divulgados.

G1 SP

Morreu neste sábado (14) em São Paulo, aos 87 anos de idade, a advogada Therezinha Zerbini, fundadora do Movimento Feminino pela Anistia. A causa da morte e local do velório não foram divulgados.

Therezinha lutou pelo retorno de exilados políticos e pela redemocratização do Brasil. Durante a ditadura militar, conseguiu recursos financeiros para ajudar clandestinos no país.

Em 1968, ela foi presa por ter dado apoio a um congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes (UNE). Por causa disso, ficou seis meses na prisão e foi enquadrada na chamada Lei de Segurança Nacional. Nesse período, conviveu com a atual presidente Dilma Rousseff.

Em 1975, Therezinha cricou o Movimento Feminino pela Anistia. Ela foi casada com o general Euryale de Jesus Zerbini, cassado pelo golpe de 1964. Ela também foi cunhada do pioneiro em cirurgia cardíaca no Brasil, Euryclides Zerbini.

 

Comments (2)

  1. Obrigada, pela sua luta, pela sua coragem e generosidade? Que a gratidão de tantas famílias que você ajudou sejam o seu transporte para continuidade de sua vida de luta em favor do bem em um nível elevado no invisível mundo espiritual.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.