Ação de reflorestamento em prol da Serra do Gandarela

Por Thais Alessandra, do Coletivo Cirandar

Segunda maior floresta de Mata Atlântica de Minas Gerais e uma das maiores extensões de cangas ferruginosas do Brasil, a Serra do Gandarela está em um panorama natural privilegiado, localizado a cerca de 40km de Belo Horizonte, entre as Serras do Curral, Serra da Piedade e a Serra do Caraça, e  entre os municípios de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito.

Mas as bacias hidrográficas da região – dos rio das Velhas, São Francisco, Piracicaba e Doce -, altamente relevantes para Minas, estão sendo ameaçadas pela mineração, que nelas lança seus dejetos químicos. Essas empresas mineradoras também devastam o bioma natural da Gandarela e colocam em risco toda sua fauna e flora, comprometendo igualmente a população que depende da riqueza local para sobreviver, como é o caso dos apicultores, entre outros.

Por isso, o Coletivo Cirandar, a Ikebana Flores e cerca de 300 parceiros e militantes em prol da Serra do Gandarela lançaram a campanha Plante uma árvore: cada postagem se converteu em mudas nativas, plantada no bioma Cerrado dessa Serra, em Rio Acima, MG. A campanha já ganhou espaço na mídia televisiva através da Rede Super de Televisão, no SOS Mata Atlântica, Instituto Brookfield, Instituto Estrada Real e no Programa Território Animal.

A devastação do Gandarela está acima das ações efetuadas por essa campanha, mas é fundamental que os cidadãos se conscientizem e sejam adotadas as devidas providências contra essa destruição. Veja mais informações AQUI.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.