SEPPIR firma parceria para levar energia elétrica ao território kalunga

Maior comunidade quilombola do país, o território foi reconhecido como Sítio Histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga, uma parte essencial do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. A parceria é com o Ministério de Minas e Energia e com a Companhia Energética de Goiás

SEPPIR

Maior quilombo do Brasil, o território Kalunga receberá infraestrutura para o fornecimento de energia elétrica. Localizada no norte goiano, a área abrange os municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. A iniciativa é resultado de parceria firmada no último dia 29 de dezembro, entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Ministério de Minas e Energia (MME) e Companhia Energética de Goiás (CELG).

Para o gerente de projetos da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Ronaldo Oliveira, “o atendimento desta demanda de eletrificação representa um grande avanço para a realização de política pública através do Programa Brasil Quilombola (PBQ), fruto de uma reivindicação histórica dessas comunidades e efeito de uma sólida parceria entre SEPPIR e MME”. Segundo o gestor, o início das obras está previsto para o primeiro semestre deste ano.

Reconhecido como sítio histórico que abriga o patrimônio cultural kalunga, o território é parte essencial do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Além das riquezas culturais, a área ocupada de 272 mil hectares possui cachoeiras e nascentes, englobando a maior área de Cerrado preservado do mundo.

Programa Brasil Quilombola

As parcerias entre SEPPIR e MME são desenvolvidas no âmbito do Programa Brasil Quilombola (PBQ), que reúne um conjunto de ações governamentais para garantir o acesso dessa população às políticas e aos serviços públicos.

Lançado em março de 2004, o PBQ tem o objetivo de consolidar os marcos da política de Estado para as áreas quilombolas. Com o seu desdobramento foi instituída a Agenda Social Quilombola (Decreto 6261/2007), que agrupa as ações a partir dos eixos “Acesso à Terra”; “Infraestrutura e Qualidade de Vida”; “Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local”; e “Direitos e Cidadania”.

Foto reproduzida do site Povo Kalunga.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.