MAB e Governo Federal retomam negociações em Brasília

O ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) recebeu, nesta quinta-feira (26/2), em Brasília, representantes da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Na ocasião, foi entregue ao ministro a pauta nacional do movimento.

Secretaria Geral, no MAB

Durante o encontro, Rossetto garantiu que o debate em torno das reivindicações vai prosseguir e avançar. “É preciso discutir ideias, principalmente como o governo federal entra no território das grandes obras”, afirmou o ministro, lembrando que as obras – como usinas hidrelétricas – são fundamentais para assegurar o crescimento do país. “É preciso também garantir o direito das populações atingidas pelas obras”, concluiu Rossetto.

No encontro, foi definido que a partir do mês de março serão realizadas reuniões de trabalho entre a Secretaria-Geral e o MAB para acertar cronograma e atividades que darão continuidade às duas mesas de diálogo instaladas. Joceli Andreolli, da coordenação nacional do MAB, afirmou que esta é a principal reivindicação do movimento: debater propostas e retomar as instâncias formais de diálogo com o governo federal.

A primeira instância formal é a Mesa de Diálogo da Plataforma Operária e Camponesa de Energia, criada pela presidenta Dilma Rousseff em 2011, composta por governo federal e movimentos sociais e voltada ao debate sobre o modelo energético do país. A segunda é a Mesa de Diálogo do MAB, dirigida à negociação da pauta do movimento, que incluiu temas como a criação de uma política de atingidos por barragens.

Foto: Liz Pires/SG.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.