Exposição fotográfica em Araruama traz fragmentos de cultura quilombola

Mostra “Raízes” retrata cotidiano do quilombo mais antigo do Rio. Exposição fica em cartaz até 7 de março na Casa de Cultura José Geraldo

Do G1 Região dos Lagos

Está em cartaz em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, a exposição fotográfica “Raízes – Quilombo São José e Sua Gente”, que retrata o cotidiano Quilombo São José da Serra, no município de Valença. A mostra reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Bellato, Alexandre Faria, Denize Ribeiro, Luiz Alvarenga e Marian Canela, e fica em cartaz até 7 de março na Casa de Cultura José Geraldo Caú.

As fotos destacam a população e as peculiaridades culturais do quilombo, formado por volta de 1850, e o mais antigo do Estado do Rio, com uma população de cerca de 200 pessoas. São marcas do local o trabalho em conjunto na agricultura de subsistência, o catolicismo, a umbanda, o artesanato tradicional, o fogão a lenha, o jongo e o Terço de São Gonçalo. Cada um desses aspectos está fielmente retratado pelas lentes dos cinco fotógrafos, fazendo um convite ao público a conhecer a riqueza cultural dessa região do país.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado das 15h às 21h e domingo das 9 às 13h. A Casa de Cultura fica na Praça São Sebastião, no Centro.

Foto: Exposição “Raízes” traz fragmentos da cultura quilombola – Camilo Motta / Ascom Araruama

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.