BA – Obras da Fiol seguem destruindo vidas

Gilmar Ferreira Santos

Mais uma vez no município de Caetité, o tão propagado progresso difundido pelo governo estadual e federal segue fazendo vítimas na região. Além de ter usurpado as terras dos pequenos agricultores (visto que valores indenizados foram irrisórios) o projeto segue com seu grande propósito que a destruição em massa de vidas humanas.

Dessa vez, uma grande explosão no traçado da obra, na última segunda-feira (26) lançou grande quantidade de pedras a distâncias de mais de 200 metros da linha dos 80 metros do traçado da ferrovia. Uma verdadeira tempestade de pedras provocando a destruição de casas na região.

Na foto segue uma das que foram mais afetadas, onde as pedras destruíram grande parte do telhado. Em sua grande maioria, as casas vem sofrendo rachaduras, inclusive as que foram indenizadas, colocadas na rota dos explosivos. As famílias continuam desassistidas por parte dos responsáveis e ações junto ao MPF estão sendo encaminhadas.

agricultor afetado fiol

Além disso, a poeira intensa tem afetado a produção agrícola que é a base de sustentação das famílias locais. Na foto o Sr. Alfredo narra o sofrimento que tem sido manter as tradicionais culturas cultivadas na região, a exemplo do tomate e hortaliças. Diariamente é preciso lavar as folhas das plantas por que elas ficam totalmente cobertas de poeira. Para aqueles que ainda não viram, esse é o cenário.

Fotos: Gilmar Ferreira Santos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.