Dobra número de índios em protesto na Secretaria de Saúde Indígena de RR

“Vamos ficar no prédio até o último índio ser retirado”, diz liderança. G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda retorno.

Por Emily Costa, no G1 RR

Mais de 80 indígenas passaram a protestar na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em Roraima nesta terça-feira (27), em Boa Vista. Os índigenas, da etnia Yanomami, Xirixana e Xiriana pedem a exoneração da atual coordenadora da pasta e ocupam o prédio há mais de uma semana.

O G1 tentou contato com a coordenadora da Sesai, Maria de Jesus do Nascimento, mas ela não quis se pronunciar sobre o caso. A reportagem também contatou o Ministério da Saúde e aguarda retorno.

Segundo Anselmo Yanomami, um dos líderes da ocupação, os indígenas que protestam na Sesai vieram da Terra Indígena Yanomami (TIY) e da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), em Boa Vista. Ele frisou que o protesto além de ser pacífico, “tem apoio de lideranças indígenas que lutam por melhorias na saúde dos Yanomami”.

“Temos apoio de muitas pessoas porque a precariedade da saúde na terra é grande. Há comunidades quem têm apenas quatro pessoas na equipe médica para atender a mais de 1000 índios e por isso, crianças, mulheres e idosos morreram nos últimos meses”, lamentou Anselmo.

De acordo com ele, uma decisão liminar que cobra a reintegração de posse já foi emitida pela Justiça e deve ser entregue oficialmente na manhã desta terça-feira aos manifestantes. A ação foi ajuizada pela Advocacia Geral da União (AGU) na última quarta-feira (21).

“Quando formos notificados, vamos recorrer da decisão e continuar ocupando o prédio. Ficaremos aqui até o último Yanonami ser retirado do prédio”, garantiu Anselmo, acrescentando que um ex-servidor público federal, que já atuou na Secretaria, deve ser indicado para substituir a atual gestora da Sesai.

Ocupação

Iniciado com a particiação de 50 índios, o protesto na Sesai cobra melhorias no serviço de atendimento médico na Terra Yanomami. Além de pedirem a exoneração da coordenadora, eles reivindicam maior número de funcionários nos pólos de atendimento nas comunidades indígenas, compra de medicamentos e a aquisição de horas de vôo para levarem indígenas doentes para dentro e fora das Terra.

Foto: Índios se reuniram na manhã desta terça-feira (27) na Secretaria Especial de Saúde Indígena, no Centro de Boa Vista. Foto: Emily Costa/ G1 RR

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.