E a grande premiação final da Public Eye foi para a Chevron…

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

A Public Eye divulgou a hoje o resultado da votação final para eleger a empresa que mais danos causou aos direitos humanos e ao meio ambiente ao longo dos últimos anos. No comunicado, ela diz que apesar da dificuldade da escolha, uma vez que de certa forma todas mereciam,  o prêmio vai para a Chevron, que derrotou Dow Chemical, Gazprom, Glencore, Goldman Sachs e Walmart.

A vitória foi conquistada acima de tudo pela recusa da Chevron quanto a aceitar sua responsabilidade pelo que a Public Eye classifica de “o pior desastre ambiental do planeta”. Condenada pela Corte Suprema do Equador a pagar US$ 9,5 bilhões de indenização pela contaminação de territórios indígenas, em 2013, ela não só se recusou a aceitar a decisão, como ainda processou os advogados e promotores, acusando-os de conspiração para extorqui-la. O caso assumiu tais proporções, que o diretor executivo (CEO) e o vice-presidente da Chevron foram denunciados ao Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade.

Este é a última premiação da Public Eye, que volta agora suas atenções, juntamente com 50 ONGs da Suiça, para uma nova campanha, exigindo que as empresas sediadas no país respeitem direitos humanos, meio ambiente e atuem com responsabilidade corporativa.

Nunca é demais recordar que a Vale teve a ‘honra’ de receber o prêmio da Public Eye como a pior empresa do mundo em 2012.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.