Indígenas ocupam Sesai e reivindicam melhorias na saúde, em Roraima

Grupo alega abandono das autoridades na área da saúde e sobre mortes de crianças sem o devido esclarecimento

Jaqueline Pontes, Portal Amazônia

Um grupo de indígenas da etnia Yanomami ocuparam a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), na manhã desta segunda-feira (19). Os manifestantes afirmam que o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) abandonou as comunidades e os indígenas sofrem com a falta de saúde de qualidade.

De acordo com um dos líderes da manifestação Anselmo Yanomami, há mortes de crianças sem o devido esclarecimento, falta de medicamentos nas comunidades, atendimento precário na casa de saúde e a cada dia que se passa a situação fica mais caótica. “No ano passado a gente sofreu, mas hoje está ainda pior a nossa saúde”, disse o líder.

Os indígenas afirmam que permanecerão no prédio até que o Ministério da Saúde atenda as reivindicações. Apenas 30% dos servidores foram autorizados a entrar no prédio para trabalhar, os demais foram impedidos pelos manifestantes. “É uma manifestação pacífica. A gente liberou os serviços que consideramos principais”, contou Anselmo Yanomami.

Nas reivindicações enviadas a Brasília, os indígenas pedem a exoneração da atual coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, Maria de Jesus Nascimento, empossada no dia 15 de maio de 2013. A atual coordenadora substituiu Joana Claudete Schuertz, que saiu do cargo após reivindicações do mesmo grupo indígena.

Segundo o líder, Roberto Yanomami, as comunidades sofrem devido à falta de atendimento de qualidade na saúde. Ainda conforme o Yanomami, nos últimos meses, o helicóptero não realiza mais voos até as comunidades para resgatar os doentes. “Ninguém está aqui para constranger ninguém. Sabemos que existe o nosso dever e direito, por isso queremos que respeitem os nossos direitos”, contou.

O Portal Amazônia entrou em contato com o Ministério da Saúde (MS) e receber informações sobre as denúncias e a manifestação, mas até a publicação desta matéria não houve retorno. A reportagem tentou falar com a coordenadora Maria de Jesus Nascimento, mas a mesma não foi localizada.

Manifestação anterior

No ano de 2013, um grupo de indígenas ocupou o prédio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Os índios reivindicaram a exoneração da coordenadora do Distrito Sanitário Especial indígena Yanomami, Claudete Schuertz. Após alguns dias da ocupação dos índios, Claudete foi exonerada do cargo e Maria de Jesus Nascimento assumiu a função.

Foto: Apenas 30% dos serviços da Sesai funcionam. Foto: Jaqueline Pontes/ Portal Amazônia.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.