MPF/RR, Dsei-Leste e Funai realizam ação de combate ao consumo de álcool em comunidades indígenas

Ação acontece nesta sexta, 16/1

MPF/RR

O Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) realiza nesta sexta-feira, 16 de janeiro, na comunidade indígena Três Corações, localizada no município de Amajarí, uma ação de conscientização e combate ao consumo de bebida alcoólica em terra indígena.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-Leste) serão parceiros no projeto, que busca diminuir os problemas sociais e de saúde pública causados pelo consumo excessivo do produto em comunidades indígenas. Vários casos têm sido relatados pelos próprios indígenas ao MPF/RR.

O procurador da República Gustavo Kenner Alcântara, titular do ofício que atua na defesa dos índios e minorias, estará no município participando do evento. “O alcoolismo é um problema de saúde pública, devendo assim ser tratado. Em Roraima há várias reclamações dos próprios indígenas e organizações indígenas acerca da problemática, o que deve ser um norte para atuação do MPF e demais órgãos envolvidos na questão”, pontua.

Após a mobilização dos órgãos no município de Amajarí, serão programadas ações similares em outras comunidades indígenas do estado. A ideia é estabelecer um calendário anual para trabalhar o tema junto aos povos indígenas.

“Toda atuação nesse sentido deve, necessariamente, passar pela autonomia da organização social da própria comunidade indígena. O que não se pode admitir é a interferência externa de comerciantes, que, sem o consentimento da comunidade, inserem, com objetivos econômicos, o álcool industrializado nas comunidades, causando desagregação social, conflitos e prejuízos à saúde”, destaca o procurador da República.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.