Programa Liderar 2015: Desenvolvimento de Lideranças na Amazônia

logoieb_15anosAPRESENTAÇÃO

O Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB, em parceria com a Escola de Ativismo, lançam o edital 2015 do Programa LIDERAR, voltado ao Desenvolvimento de Lideranças, como um reconhecimento do papel transformador dos grupos sociais organizados e de suas lideranças políticas legítimas.

Para nós, o desenvolvimento de lideranças é condição necessária para induzir transformações positivas no padrão de relação entre sociedade e meio ambiente. No contexto da Amazônia brasileira, marcado por toda sorte de conflitos sociais, ambientais e territoriais, as organizações locais e suas lideranças são agentes de mudanças e promotores de soluções alternativas às tendências de degradação ambiental e social. Elas contribuem na luta por direitos, para a defesa da integridade dos patrimônios culturais e naturais da região, para o ordenamento territorial, para a efetividade das políticas públicas e para a inclusão de parcelas historicamente marginalizadas da população.

O Programa LIDERAR visa contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento de lideranças da Amazônia, assumindo que há nesse campo uma enorme carência de processos formativos sistemáticos e contínuos. Evitando a aplicação de pacotes de capacitação fechados, o programa visa proporcionar aos participantes uma oportunidade de aprendizagem e vivência continuada, adaptada e orientada para alavancar o trabalho das lideranças para outro patamar.

OBJETIVO GERAL

O Programa LIDERAR busca favorecer o desenvolvimento de lideranças da sociedade civil da Amazônia, como um elemento fundamental para a defesa dos direitos sociais, ambientais e territoriais dos povos e comunidades tradicionais da região.

PÚBLICO

Serão selecionadas 15 lideranças representativas dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia, nos estados do Amazonas e Pará, que tenham sido inscritas até a data limite estabelecida neste edital.

Os municípios a serem priorizados neste edital são:

Amazonas

Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Apuí, Pauiní, Manicoré e Novo Aripuanã.

Pará

Bacia do Xingu: São Félix do Xingu, Altamira e Brasil Novo

Oeste do Pará: Santarém e Itaituba

Calha Norte: Almeirim;

Marajó: Portel, Breves e Melgaço.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

A seleção será feita por uma equipe técnica definida pelas organizações parceiras do Programa, sob a coordenação do IEB, e será fundamentada nos critérios seletivos definidos abaixo.

O Programa LIDERAR selecionará lideranças que:

1) Tenham participação destacada em organizações da sociedade civil local (associações, sindicatos, cooperativas, coletivos etc.);

2) Estejam socialmente e politicamente inseridas no contexto de suas comunidades e tenham compromisso com sua organização ou comunidade de base;

3) Participem ativamente dos processos coletivos que envolvem suas comunidades e organizações e sejam reconhecidos por suas qualidades e capacidades como líderes;

4) Necessitem de apoio para sua aprendizagem e informação para melhorar a sua atuação nos seus contextos específicos;

5) Tenham facilidade em lidar com as comunidades; sejam comunicativos, dinâmicos e articuladores;

6) Vivam e atuem nas localidades foco deste edital, nos estados do Amazonas e Pará, regiões consideradas críticas em relação aos impactos sociais e ambientais do desmatamento, grandes projetos de infraestrutura, empreendimentos econômicos de grande escala e disputas territoriais em torno desses grupos sociais;

7) Tenham disponibilidade de tempo para realizar as atividades propostas pelo Programa Liderar, incluindo a participação em todos os encontros presenciais e atividades à distância.

O LIDERAR OFERECE:

  • Aprendizagem continuada – participação das lideranças em até 04 (quatro) encontros formativos presenciais, distribuídos ao longo de (doze) meses durante o ano de 2015, que poderão ocorrer nas cidades de Manaus, Belém e/ou Brasília;
  • Bolsa desenvolvimento de liderança – cada participante selecionado receberá um auxílio mensal durante os dez meses do Programa. O objetivo é ajudar nas despesas pessoais durante o período de aprendizagem continuada. Para isso, o participante assinará um Termo de Compromisso com os organizadores, se comprometendo a participar de todo o processo formativo do programa como condição para o recebimento da bolsa;
  • Orientação por tutoria – cada participante poderá receber orientação político-pedagógica, conforme suas necessidades específicas. O objetivo é auxiliar as lideranças na definição do seu projeto de intervenção em suas organizações e em seus contextos de atuação, durante e após o encerramento do projeto.

INSCRIÇÃO

O IEB receberá inscrições ao Programa LIDERAR até o dia 31 de janeiro de 2015.

Para se inscrever ao programa, é necessário apresentar os seguintes documentos:

1) Ficha de Inscrição (Anexo) – Preencher TODOS os campos; e

2) Carta de Apoio da organização ou comunidade local – em papel timbrado da organização que representa, assinada pelo representante legal da entidade ou por, pelo menos três membros reconhecidos da comunidade representada.

Para dúvidas sobre a documentação de inscrição, entrar em contato com Camila de Castro ou Eide Abian, no IEB Brasília, telefone: 61 3248 7449 ou nos emails divulgados abaixo.

Os documentos de inscrição podem chegar ao IEB em uma das formas abaixo:

1) Em mãos – Por meio da entrega a um funcionário do IEB, mediante a assinatura de um recibo de protocolo datado;

2) Por fax – Para o IEB Brasília: (61) 3248 7440, aos cuidados de Camila de Castro, Coordenadora do Programa;

3) Por e-mail – para [email protected], com cópia para [email protected]

4) Por correios – para o endereço do IEB Brasília descrito a seguir, com data de postagem até o dia 31 de janeiro de 2015.

Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB

 

Programa LIDERAR 2015 – Desenvolvimento de Lideranças na Amazônia

A/C Camila de Castro, Coordenadora do Programa

SCLN 210 Bloco C, salas 209/214, Asa Norte

70.862-530, Brasília, DF

Realização: IEB

Parceria: Escola de Ativismo

Apoio: Instituto C&A

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Henyo Barreto Filho.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.