MPF SP abre inquérito para investigar ‘venda’ de crianças negras “com diversas utilidades” no Mercado Livre, em janeiro

ML 1 - Mercado Livre anuncia venda de crianças negras
Mercado Livre anuncia venda de crianças negras “com diversas utilidades”. Foto capturada da internet

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

No dia 5 de janeiro de 2014, publicamos denúncia devidamente documentada sobre anúncios que promoviam a venda de crianças negras “com diversas utilidades” no site Mercado Livre. No título, cobrávamos uma ação imediata do Ministério Público Federal. Hoje, o Diário Web noticia que o MPF em São Paulo instaurou esta semana inquérito para apurar “notícia de possível racismo cometido através do site ‘Mercado Livre’, com a ‘piada’ sobre venda de negros”. A matéria de Rodrigo Lima informa que “o caso foi representado desde março deste ano, mas somente agora evoluiu para a abertura de inquérito. Com o andamento da investigação é que o caso poderá evoluir para uma eventual ação cível ou penal contra os responsáveis pelo anúncio e pelo próprio site”.

O uso da expressão “possível racismo” deve ser atribuída, acho, aos cuidados legais na fundamentação do processo. A última, sobre o fato de as investigações levarem ou não a uma ação penal dependendo de suas conclusões, é óbvia. Entretanto, não consigo deixar de lamentar que uma história repugnante como essa tenha sido ‘representada’ apenas em março e só em dezembro seja transformada em inquérito civil. E espero que a investigação determinada pela Procuradora Fernanda Teixeira Souza Domingos caminhe mais objetivamente a partir de agora.

Apesar de denunciada e comentada ao longo do dia nas redes sociais, a página da venda continuou recebendo propostas e comentários ao longo do dia. Só na madrugada do dia 6 de janeiro ela foi retirada do ar, depois de anunciar que a venda estava encerrada. Abaixo, republico a notícia que postamos no dia 5 de janeiro, com todas as informações a respeito. A foto acima, assim como as demais, também a integravam na ocasião. Todas foram captadas do site Mercado Livre na internet, inclusive a última, com o ‘resultado da venda’.

***

Mercado Livre oferece à venda crianças negras por R$ 1,00. Ministério Público Federal, aja, por favor, urgente!

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

O anúncio acima e os outros três abaixo estão neste momento no Mercado Livre, com a chamada “Negros com diversas utilidades”. Há quatro grupos diferentes, todos compostos por crianças de idades variadas. No último, como pode ser visto, são meninas adolescentes. Um segundo quadro – “Funções dos negros” – informa que podem ser usados como “carpinteiros, pedreiros, cozinheiros, seguranças de boates, vassoureiros, garis, ‘vlw flw, faxineiros”.  O preço é o mesmo, para todos: R$ 1,00.

Neste momento há, ao todo, 16 comentários ou tentativas de comentários no espaço reservado para a troca de mensagens entre o interessado e o vendedor. Desses 16, quatro foram excluídos pelo Mercado Livre e substituídos pela tarja “Tivemos que excluir esta pergunta porque não está de acordo com as nossas Políticas para Cadastramento de Anúncios”. Onze são protestos contra o racismo e contra o portal, que mantém o anúncio e, até, o ‘protege’. Um ser que se pensa humano, provavelmente, faz uma pergunta: “quanto é o frete pra minas gerais?”.  Há a possibilidade de denunciar, bem ao lado dela. Mas a tentativa falha, pois a múltipla escolha não prevê qualquer hipótese que envolva o crime em questão.

Não consigo escrever isso sem me perguntar qual o nível de doença atingido por uma parte razoável da nossa sociedade. Olho os rostinhos e me pergunto quem são eles, de quem são filhos, no que pensavam quando sorriram para a câmera, mesmo sabendo que as fotos foram copiadas de um ou mais lugares da internet. A sensação é de muito mais que revolta; é de asco, de nojo…

O responsável por esta monstruosidade e o Mercado Livre, que a está promovendo e, como escrevi acima, até mesmo ‘protegendo’, não podem ficar impunes!

Para ver e denunciar (o endereço está em mais de um comentário), clique em Mercado Livre. Colabore para que isso seja devidamente investigado e punido.

ML3 - Mercado Livre anuncia venda de crianças negras "com diversas utilidades"

ML 2 - Mercado Livre anuncia venda de crianças negras "com diversas utilidades"

ML 4

ML 5

ML 6 - Mercado Livre anuncia venda de crianças negras "com diversas utilidades"

*****

Finalmente, já depois da meia-noite, o anúncio de 14 vendas finalizadas! Isso não pode ficar impune!

ML 7 - Mercado Livre anuncia venda de crianças negras "com diversas utilidades"

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.