Câmara de Volta Redonda vota mudança de nome da ponte Presidente Médici na próxima segunda (15)

Procurador Julio José Araujo Júnior, do MPF RJ. Foto: Adneison Severiano, G1 AM
Procurador Julio José Araujo Júnior, do MPF RJ. Foto: Adneison Severiano, G1 AM

Alteração atende à recomendação do MPF, que considera que atual nome ofende o princípio da impessoalidade e o direito à memória

MPF RJ

Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Câmara Municipal de Volta Redonda deverá votar na sessão da próxima segunda-feira (15) um projeto de lei para alterar o nome da ponte da cidade, que liga os bairros Aterrado e Niterói, de Presidente Médici para Dom Waldyr Calheiros. O procurador da República Julio José Araujo, autor da recomendação do MPF, irá acompanhar a sessão.

O projeto, do vereador José Jerônimo (PSC), é resultado da audiência pública realizada anteontem (11) na Câmara para debater a mudança do nome da ponte. Para o MPF, a deliberação 1.218, de 9 de novembro de 1973, que conferiu o atual nome, ofende o princípio da impessoalidade e o direito à memória.

A recomendação do MPF pede ainda a retirada do nome do ex-presidente Emílio Gasrratazu Médici de qualquer placa indicativa da ponte e que o novo nome seja escolhido por meio de discussão pública, com ampla participação da sociedade civil, obedecendo normas constitucionais e legais.

“A mudança no nome da ponte é uma reparação simbólica que, associada a outras medidas, contribui para superar o legado de violência da ditadura, de modo a não aceitar que as violações se repitam. Para o MPF, atualmente a ponte não tem nome”, disse o procurador da República Julio José Araujo, durante a audiência pública.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.