CE – Reunião define encaminhamentos para sanar conflitos com indígenas de comunidade Tremembé

Tremembés lutam contra empreendimento sem apoio do governo. Foto: Eldem, Jornal A Notícia)
Tremembés lutam contra empreendimento sem apoio do governo. Foto: Eldem, Jornal A Notícia)

MPF, PF, Funai e indígenas se comprometeram a adotar medidas para minimizar os conflitos entre a comunidade indígena Tremembé da Barra do Rio Mundaú e não índios

MPF CE

O Ministério Público Federal (MPF) intermediou, nesta terça-feira, 9 de dezembro, em Itapipoca (CE), reunião entre a comunidade indígena Tremembé da Barra do Rio Mundaú e representantes da Fundação Nacional do índio (Funai) e da Polícia Federal (PF). O debate aconteceu após manifestação dos indígenas devido a conflitos na comunidade envolvendo não-índios representantes da empresa Nova Atlântica.

Na reunião, o MPF se comprometeu a enviar ofício à Polícia Militar para que sejam realizadas rondas rotineiras nas imediações da terra indígena. Além disso, a Polícia Federal assegurou que adotará medidas com relação ao inquérito policial que investiga os conflitos criminosos na região.

A Funai também se comprometeu a dar celeridade ao processo demarcatório da área, além de intensificar as ações de fiscalização sobre o desmatamento na região. Já em janeiro, será realizada nova reunião entre a Funai e lideranças tremembés para planejar ações estratégicas em benefício da comunidade.

No encontro desta terça-feira, os indígenas também se comprometeram a manter situação pacífica, sem colocar em risco a integridade física de servidores públicos, especialmente os da Funai.

Entenda:

Liminar obtida pelo Ministério Público Federal (MPF) junto à Justiça Federal determinou a suspensão do licenciamento ambiental do empreendimento Nova Atlântida Cidade Turística Residencial e de Serviços no município de Itapipoca. A área prevista para a construção do empreendimento tem posse reivindicada por índios Tremembé – direito já reconhecido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Os conflitos na região são resultantes da disputa pelo território.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.