Ouvidoria Itinerante leva serviços à população na Praça XV

Foram realizados mais de 800 atendimentos
Foram realizados mais de 800 atendimentos

O projeto Ouvidoria Itinerante esteve, nesta quarta-feira (26/11), na Praça XV, no Centro do Rio. Foram realizados mais de 800 atendimentos, entre 9h e 15h. Além do recebimento de denúncias pelo MPRJ, foram oferecidos diversos serviços à população por parceiros como o Procon, o Detran, o Ministério do Trabalho e Emprego, a Fundação Leão XIII, a Faetec e a Fiocruz. Os atendimentos foram realizados em seis novas tendas do Ministério Público, inauguradas nesta edição, que foram montadas em frente à estação das Barcas.

Morador de Niterói, o servidor público Marco Nery foi uma das pessoas que prestaram queixa à Ouvidoria. Em setembro, Nery relatou ter sido vítima de um golpe e teme que outras pessoas também sejam afetadas por uma quadrilha. Em seu cartão de milhagem foram resgatadas cerca de 42 mil milhas, sem sua autorização. O servidor acionou o banco e a companhia de milhagem e aguarda o resultado do processo no juizado. Ele recebeu um número de protocolo para acompanhar o andamento de sua demanda através do site do MP.

A localização da Ouvidoria Itinerante também possibilitou o recebimento de denúncias de moradores da Ilha do Governador, de Paquetá, São Gonçalo e outros municípios da região metropolitana, cuja população utiliza o serviço das Barcas. A empresa de transporte aquaviário também foi alvo de reclamações. Entre elas, atrasos das embarcações e ausência de funcionários treinados em primeiros socorros. 

Além da equipe da Ouvidoria, os Centros de Apoio às promotorias de Justiça de Violência Doméstica, Cível, da Educação, Criminal e do Idoso também estiveram presentes divulgando projetos como “Ministério Público pela Educação”, “Em nome do Pai”, “O que você tem a ver com a corrupção” e a cartilha sobre violação de direitos da pessoa idosa, entre outros. A Fiocruz iniciou uma campanha de prevenção contra a dengue, informando a população sobre os riscos e formas de combate.

O Procon atendeu 43 pessoas; a Fundação Leão XIII emitiu 15 gratuidades para obtenção de identidade ou título de eleitor; o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela emissão de carteiras de trabalho e orientações sobre direitos do trabalhador, atendeu 100 pessoas; a Faetec, 400 pessoas; a Fiocruz, 50; e o Detran, 52.

As comunicações à Ouvidoria também podem ser feitas pelo telefone 127, pelo site ou através do atendimento pessoal na sede do Ministério Público (Av. Marechal Câmara, 370 – subsolo).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.