Aty Guasu: Comunidades Guarani e Kaiowá de Kurusu Amba estão realizando ritual de despedida

aty Guasu - ritual raro

Por Aty Guasu

Informativo triste de Aty Guasu: as comunidades Guarani e Kaiowa de Kurusu Amba estão realizando um ritual raro e extremamente pesado – esse ritual de resistência, sem medo mais de reagir, no ritual em que guerreiros e guerreiras se preparam para lutar e morrer, no momento em que os guerreiros e guerreiras Guarani e Kaiowa se separam e já se despedem das pessoas que vão sobreviver mais. As crianças e mulheres gestantes de Kurusu Amba estão se separando e se ajuntado distantes dos tiros dos pistoleiros/policiais.

Uma liderança comunica: “Após várias noites de rituais de resistência, a partir de hoje, recebemos ordem definitiva de rezador /líder espiritual para lutar até morrer para defender as nossas terras onde seremos enterrados com nossos antepassados; todos concordamos, dessa vez é para enfrentar os inimigos, reagir e lutar para proteger as crianças. Já chega de recuar e morrer pacificamente, já avisamos o governo federal, já avisamos o Juízes federais do STF”. Reafirmam lideranças de Kurusu Amba.

Diante desse fato, evidente que em qualquer instante haverá iminente confronto e resistência Guarani e Kaiowa. É preocupante essa decisão e declaração de povo Guarani e Kaiowa; todas as comunidades e as lideranças não conseguem mais dormir, preocupados com Kurusu Amba. Todos sabemos que tanto os pistoleiros como policiais federais preparam armas de fogo pesado para atacar os indígenas de Kurusu Amba, é uma luta desiguais. É lamentável, injustiça total, os pistoleiros e policiais federais continuarão massacrando e exterminado as comunidades Guarani e Kaiowa. O governo federal e justiça do Brasil será responsável pelo massacre e genocídio do povo Guarani e Kaiowa. O povo já perdeu a esperança de ver as terras tradicionais demarcadas pelo governo.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.