São João de Meriti (RJ) recebe II Festival Literário Internacional da Diáspora Africana

capaflidam

Organizado pelos Neabis do IFRJ, com apoio da SEPPIR, o Flidam 2014 acontece de 18 a 22 de novembro, como parte da programação do ‘Mês da Consciência Negra’. Para saber mais consulte a página eletrônica do evento aqui 

SEPPIR

“Violências simbólicas e Igualdade Racial: Desafios, propostas e perspectivas” é o tema do II Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (Flidam 2014), que começa amanhã (18) e segue até 22 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento objetiva promover o intercâmbio internacional entre intelectuais, interessados e escritores contemporâneos pós-diáspora africana.

As vagas são limitadas, mas as inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.ifrj.edu.br/flidam, onde também estão disponíveis os perfis dos palestrantes e outras informações.

Iniciativa dos Neabis/IFRJ – Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o evento conta com apoio institucional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR).

Entre as/os convidadas/os, Toni Blackman, poetisa e ativista da cultura hip-hop norte-americana. Conceituada pela AOL Black Voices como “uma das 10 principais líderes femininas afro-americanas da próxima geração”, a artista aborda o tema “Poesia, a Palavra Falada e as Artes Literárias” já no primeiro dia do Festival.

Além das palestras, os participantes poderão conferir a Feira do Livro; mostra temática de cinema, o “Flidamcine”; exposições e espetáculos artístico-culturais; circuito gastronômico; e lavagem da Praça da Matriz.

Objetivos Específicos
Com a realização do Flidam 2014, os organizadores pretendem garantir espaço de promoção e visibilidade dos escritores afrodescendentes; celebrar e refletir sobre os 11 anos da lei nº 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”; difundir a lei 12.711/2012, que universaliza a reserva de vagas para negros nas instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação.

Espera-se, ainda, refletir sobre a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes conforme resolução A/66/460 da Organização das Nações Unidas (ONU); combater o racismo institucional e a intolerância religiosa; discutir o resultado das conferências da igualdade racial que ocorrem quadrianualmente por todo Brasil, e que em 2013 teve sua terceira edição; além de ampliar as discussões sobre a abertura do museu em homenagem ao marinheiro João Cândido – também conhecido como “Almirante negro”, líder da Revolta da Chibata.

O Flidam é também uma busca pelo deslocamento do eixo de importantes eventos literários internacionais dos pontos nobres da Cidade do Rio de Janeiro e das áreas turísticas do estado, visando permitir aos jovens, estudantes e interessados acesso à discussão de qualidade; e recuperar o calendário de eventos literários afrodescendentes no estado do RJ.

SERVIÇO

O QUE – II Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (Flidam 2014)
ONDE – Praça da Matriz, Centro, São João de Meriti – RJ.
QUANDO – 18 a 22 de novembro de 2014

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.