Documentário sobre conflitos socioambientais em comunidades pesqueiras será lançado em Brasília

unnamed

Conselho Pastoral dos Pescadores – Nacional

“Vento Forte” foi o título dado ao documentário realizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) que aborda as situações de ameaça das comunidades pesqueiras do Brasil. O filme, produzido pela Arte e Movimento, será lançada no próximo dia 17, às 19h30, na sede da CNBB, em Brasília. A ocasião contará com uma mesa de abertura onde estarão presentes o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o presidente da Comissão das Pastorais Sociais da CNBB (Comissão e Serviço da Caridade, da Justiça e da paz), Dom Guilherme Werlang, a procuradora da 6º Câmara do Ministério Público Federal (MPF) – Para a defesa dos Direitos das Comunidades Tradicionais, Débora Duprat, e os integrantes do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), Marizelha Carlos Lopes e Josemar Durães.

São diversos os conflitos socioambientais que envolvem as comunidades pesqueiras; a aquicultura empresarial, o turismo predatório, a pesca industrial e os grandes empreendimentos compõem parte dessas ameaças que negam os direitos das populações tradicionais. É inspirada nessa temática que “Vento Forte” levanta diversos casos em todo Brasil deixando clara a necessidade da reflexão acerca da importância dos pescadores e das pescadoras artesanais para o país, e a urgência em debater as problemáticas que atingem seu modo de vida.

“Este vídeo visibiliza a situação de ameaça que vivem as comunidades pesqueiras no Brasil. Ele demonstra os graves impactos do modelo desenvolvimentista que ameaça  o modo de vida das comunidades e que destroem o meio ambiente, colocando em risco toda sociedade e prejudicando as gerações futuras. Explícita ainda as situações de violação de direitos humanos que vivem estas comunidades e suas lideranças. Esse será um instrumento de divulgação e denúncia aos órgãos competentes em fóruns nacionais e internacionais”, comenta a secretária executiva do CPP, Maria José Pacheco.

Serviço:

O que: lançamento do documentário “Vento Forte” sobre os conflitos socioambientais em comunidades Pesqueiras.

Quando: 17 de novembro, às 19h30.

Onde: Salão Dom Helder Câmara, sede da CNBB. SES, Setor de Embaixada Sul, 801. Conjunto B. Brasília/DF.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.