Sonhando ser engenheiro, jovem indígena de RO viaja 8h de barco para fazer Enem

Jeremias Oro Nao viajou oito horas de barco para realizar a prova. Foto: Dayanne Saldanha/G1
Jeremias Oro Nao viajou oito horas de barco para realizar a prova. Foto: Dayanne Saldanha/G1

‘Maior sonho da minha vida é ser engenheiro florestal’, diz Jeremias Oro Nao. Ele saiu da aldeia e viajou pelo rio Pacaás Novos até Guajará-Mirim.

Por Camilo Estevam e Dayanne Saldanha, no G1 RO

O percurso é longo e cansativo, mas as dificuldades são superadas pelo sonho de se tornar um engenheiro florestal. O indígena Jeremias Oro Nao, de 26 anos, viajou por oito horas de barco pelo rio Pacaás Novos do povoado até Guajará-Mirim (RO), município distante cerca de 330 quilômetros de Porto Velho. Ele saiu da aldeia Santo André na quinta-feira (6) para conseguir chegar descansado e realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Jeremias diz que vem estudando há muito tempo para realizar a prova e espera que as dificuldades enfrentadas não sejam em vão. “O maior sonho da minha vida é ser engenheiro florestal. Me esforcei muito para vir fazer esta prova. Espero que eu tire uma nota boa”, afirma o indígena.

Hospedado em um posto da Fundação Nacional do Índio (Funai), nos dois dias de prova o indígena chegou cedo na Escola Estadual Irmã Maria Celeste para evitar perder a hora. Neste domingo (9), Jeremias aguardava inquieto pela entrada na escola, ansioso para saber o tema da redação.

Em Rondônia, 105.294 pessoas estão cadastradas para fazer a prova, o que representa 1,21% dos cerca de 8,7 milhões inscritos em todo o país. Em relação a 2013, o número de inscritos no estado cresceu 26,69%.

Neste domingo (9), o candidatos realizam avaliações de linguagens e códigos (45 questões), matemática (45 questões) e redação. ciências humanas (45 questões) e ciências da natureza (45 questões). No sábado (8), as provas foram de ciências humanas (45 questões) e ciências da natureza (45 questões).

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.