Uranium Film Festival recebe inscrições de produções latinas até 1º de dezembro

uranium-film-festivalRefletor

Ainda estão abertas até 1 de dezembro as inscrições para a 5ª edição do International Uranium Film Festival Rio de Janeiro, para produções latinas, de qualquer duração ou gênero, em português, espanhol, francês e em italiano ou com legendas em um destes idiomas. A única exigência é que o filme aborde aspectos nucleares & atômicos: energia nuclear; bombas atômicas; armas de urânio; mineração e prospecção de urânio e outros minerais radioativos; acidentes nucleares e radioativos; ciência & medicina nuclear, irradiação de alimentos; lixo radioativo.

Os vencedores receberão o Oscar Amarelo 2015. As inscrições são gratuitas. Consulte o Regulamento e preencha a ficha de inscrição.

O Internacional Uranium Film Festival nasceu em 2011, no famoso bairro artístico de Santa Teresa, no coração do Rio de Janeiro. O objetivo do festival é fornecer informações neutras por meio de filmes independentes sobre energia nuclear, mineração de urânio, armas nucleares e os perigos da radioatividade. A ideia é discutir abertamente o uso da energia nuclear e materiais radioativos, utilizando os filmes como um importante instrumento para levar informação ao grande público.

Além disso, o Uranium Film Festival quer estimular novas produções de filmes independentes sobre toda a cadeia do combustível nuclear. O mundo nuclear já produziu aproximadamente 200 mil toneladas de lixo altamente radioativo, os quais devem ser corretamente guardados por mais de 100 mil anos. Por isso o festival considera que é importante continuar a informar à sociedade e às próximas gerações sobre os perigos da radioatividade.

Após o Rio de Janeiro, o Festival viaja para outras grandes cidade do Brasil e outros países. Ele já esteve em São Paulo, Recife, Salvador, Fortaleza, Lisboa, Porto, Berlim e dez grandes cidades da Índia, como Nova Delhi, Hyderabad e Mumbai. Os principais parceiros do Festival são a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e sua Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e a Fundação Heinrich Boell Brasil.

A organizadora do Uranium Film Festival é a OSCIP Arquivo Amarelo, que se dedica à criação da primeira cinemateca no Brasil especializada em filmes nucleares.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Marcia Gomes de Oliveira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.