1º Encontro de Valorização da Cultura A’Uwe na TI Marãiwatsédé

Encontro_Valorizacao_Cultura_AUwe4
Foto: Joarcenia Setúbal/Funai

Funai – De 21 a 24 de outubro, na Terra Indígena (TI) Marãiwatsédé, no Mato Grosso, foi realizado o 1º Encontro de Valorização da Cultura A’Uwe, com a participação de jovens, professores, lideranças indígenas, anciões e representantes da Polícia Militar e da Secretaria de Assistência Social do município de Bom Jesus do Araguaia.

No evento, promovido pela Funai por meio da Coordenação Regional de Ribeirão Cascalheira e da Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania – CGPC/DPDS, foram discutidos temas importantes para a valorização da cultura Xavante, incluindo o enfrentamento ao uso de álcool e drogas, situações de vulnerabilidade sociocultural, acesso aos programas Bolsa Família e Auxílio Maternidade, dentre outros.

Os professores indígenas destacaram a importância do encontro na perspectiva de propor outros caminhos, sensibilizando os jovens a aprenderem um pouco mais sobre a importância de ouvir os anciões, detentores de histórias, usos e costumes de seus antepassados.

Zeferino, liderança Xavante, destacou que “antigamente, os homens tinham respeito com suas mulheres, hoje estão abandonando a cultura, se envolvendo com bebida alcóolica. Antigamente bebiam raiz para dar coragem, hoje bebem bebida para ter coragem e ficar bravo”. Reforçando a importância do diálogo entre as gerações, ele conclama os jovens para que “participem bem do encontro para aprender as coisas dos velhos, coisas boas da cultura Xavante, que precisa fortalecer mais a participação dos jovens nas reuniões e no warã, e eles devem ouvir mais velhos”.

Foto: Joarcenia Setúbal/Funai
Foto: Joarcenia Setúbal/Funai

Maria da Graça (foto), anciã, falou sobre a importância do resgate da alimentação tradicional Xavante, dizendo que “a alimentação de antigamente era mais forte para as crianças do que a de hoje”, e ressaltou que também para as gestantes e os jovens “as dietas são muito importantes, para não dar doenças”. Cecília, anciã, falou da dificuldade de encontrar ervas medicinais, devido às queimadas, e também da dificuldade dos professores de trabalhar em sala de aula conhecimentos da cultura Xavante sobre a identificação e uso de recursos naturais, tais como raízes, fibras, ceras e outros.

Após a fala dos professores, lideranças e anciões, a professora Carolina Rewaptu e a servidora Maria Helena, da CGPC, trabalharam em grupos para tratar das questões “o que a juventude A’Uwe deve fazer na relação grupo social para fortalecer a cultura?” e “o que os velhos pensam que a juventude A’Uwe de Marâiwatsédé deve fazer na sua comunidade para fortalecer a cultura?”

Representantes da Polícia Militar dos municípios de Bom Jesus do Araguaia e Novo Santo Antônio falaram sobre o uso de drogas e as suas consequências. Zeferino, liderança, pediu apoio dos policiais para ajudar na questão de venda de bebida alcóolica aos indígenas de Marãiwatsédé.

A participação da equipe Secretaria de Assistência Social da cidade de Bom Jesus do Araguaia também foi importante para prestar esclarecimentos aos indígenas sobre os programas do Governo de acesso a benefícios, tais como o Bolsa Família e Auxilio Maternidade.

Foto: Joarcenia Setúbal/Funai
Foto: Joarcenia Setúbal/Funai

As atividades incluíram ainda apresentações da cultura Xavante como pintura corporal, corrida de tora, ritual de caçada e pintura da´uburã, e encerraram-se com a participação de lideranças Xavante em encontro com os jovens e entrega de certificados (foto). Também foram encaminhadas propostas de trabalhos para 2015 e 2016, a serem desenvolvidas pelos Xavante com a Funai e outros parceiros.

Foto: Joarcenia Setúbal/Funai
Foto: Joarcenia Setúbal/Funai

O cacique Damião Paridzané (foto) agradeceu à equipe pela realização dos trabalhos e ressaltou sua importância, especialmente no fortalecimento dos Xavante de Marãiwatsédé para enfrentar questões advindas do contato com não índios, como o uso de drogas e bebidas alcóolicas.

Comments (1)

  1. Deberiamos volver ha vivir como los pueblos originarios tan sabios y respetuozoz por la madre tierra, cuidar entre todos a los niños con amor y cuidar a los ancianos aprhender de ellos y hacer de nuevo el fruto de la vida no de la destruccion, El hombre blanco europeo occidental condeno buena parte de esta pacha,

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.