Urgente: Polícia Federal prende Cacique Elton Suruí no Pará!

cacique elton

Na foto acima, durante encerramento da Etapa Marabá do Seminário Internacional Carajás 30 Anos, Cacique Elton Suruí chamando à unidade das lutas na Amazônia contra a aliança entre governo e grandes empresas que atropela e massacra os povos da região! Ele foi preso esta semana pela Polícia Federal em mais uma ação truculenta contra os povos indígenas.

Por Marcelo Melo Dos Santos:

Enquanto isso aqui na região Sul e Sudeste do Pará a repressão e criminalização das lideranças indígenas continuam. Ontem fomos surpreendidos com a prisão do Cacique Elton Jhon Surui, liderança da Aldeia Surui no município de São Geraldo do Araguaia. Ele foi preso na aldeia pela policia Federal, que cumpria mandado de prisão expedido pelo juiz da 2° vara federal de Marabá Heitor Moura Gomes. Temendo algum tipo de revolta por parte dos indígenas, o cacique foi imediatamente transferido para Belém.

Dentre as absurdas acusações no inquérito policial estão Furtos de viaturas da Funai, extorsão de motoristas de Vans, Cárcere privado. Na verdade a prisão trata-se de uma retaliação devido Elton desde o início do ano está mobilizando diversas aldeias, como a Mãe Maria, para ocupar as rodovias como a BR 222 e BR 153, pedindo melhorias na saúde indígena e denunciando os desmandos dos diretores da Funai na região.

Elton Surui, tem participado constantemente de debates tentando promover o constante dialogo entre os povos indígenas e as comunidades atingidas pela mineração, prova disso foi a participação em seminários, como o Carajás 30 anos organizado no início do ano, e a semana social Brasileira.

É disso que eu tô falando: aqui na região independente de governo, a repressão não cessa, mas o bom é que a luta continua!

Somos Todos Elton Surui!

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Claudio Castro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.