Estudo “O Futuro Climático da Amazônia” será lançado em SP nesta quinta, 30/10, com apresentação e coletiva de imprensa

cartaz

O cientista e pesquisador Antônio Donato Nobre, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lança nesta quinta, 30/10, um relatório no qual sintetiza, pela primeira vez, cerca de duzentos dos principais estudos e artigos científicos sobre o papel da floresta amazônica no sistema climático, na regulação das chuvas e na exportação de serviços ambientais para áreas produtivas, vizinhas e distantes da Amazônia. Nobre conclui que reduzir a zero o desmatamento já não basta para garantir as funções climáticas do bioma.

Além de manter a floresta amazônica a qualquer custo é preciso confrontar o passivo do desmatamento acumulado e começar um amplo processo de recuperação do que foi destruído, que somente no Brasil corresponde a uma área de 763 mil Km2, o que equivale a três estados de São Paulo ou a 184 milhões de campos de futebol.

O estudo O Futuro Climático da Amazônia, elaborado a pedido da Articulação Regional Amazônica (ARA), mostra o potencial climático da floresta pristina, chamada pelos cientistas de “oceano verde”, e os impactos de sua destruição com o desmatamento e o fogo. Aponta ainda as ações para conter os efeitos no clima provocados pela ação humana sobre a maior floresta tropical do mundo.

Serviço

Lançamento: “O Futuro Climático da Amazônia”

Quando: 30/10/2014 – 14h

Onde: Sala Crisantempo – Rua Fidalga, nº 521 – Vila Madalena – São Paulo (SP)

Às 13h haverá um brunch

Assessoria de imprensa: Inês Zanchetta – (11) 9 9251 8152 e Thiago Foresti (65) 9944 4638

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Henyo Barretto.

Comments (1)

  1. em são paulo? não tem seriedade, o que os paulistas sabem da amazônia? eles só querem explora-la e destruí-la!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.