27 de outubro – Dia da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra

Saúde da população negraSEPPIR e Unfpa desenvolvem projeto para realizar o mapeamento nacional de pesquisadores(as) em Saúde da População Negra e elaborar banco de dados que inclua o resultado do mapeamento, áreas e linhas de pesquisa

SEPPIR

Hoje, 27 de outubro, é o dia da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra. Neste período, homens, mulheres, jovens, adultos, gestores, pesquisadores e a sociedade civil se articulam por meio de atividades em todo o país para promover e defender o direito da população negra à saúde. Neste sentido, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, juntamente com o Fundo de Populações das Nações Unidas, vem desenvolvendo um Projeto de Cooperação Técnica que prevê, entre outras ações, um mapeamento nacional de pesquisadores em Saúde da População Negra e a criação de um banco de dados para ampla divulgação e que subsidie o processo de consolidação de uma ação em rede e estimule a produção de estudos e pesquisas neste campo de conhecimento.

Para a Diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR, Mônica Oliveira, a contribuição dos pesquisadores em Saúde da População Negra é fundamental para a atuação da Secretaria desde o início, de maneira a qualificar o trabalho institucional. “Essa iniciativa é uma estratégia para conhecer e dar visibilidade aos profissionais que atuam nesse campo. Também esperamos que o resultado desse trabalho colabore para uma maior atuação deles na saúde desse segmento, tanto política como profissionalmente”, avalia a Diretora. A conclusão do Projeto de Cooperação Técnica está prevista para o final de 2014.

Política Nacional de Saúde Integrada da População Negra

Desde o início dos anos 2000, pesquisadores em Saúde da População Negra têm atuado em rede e realizado inúmeros encontros estratégicos, produzido documentos, elaborado publicações e artigos conjuntos e materiais diversos como suporte à agenda de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Em 2012, por ocasião do VII Congresso Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores Negros (COPENE), o Grupo de Trabalho Saúde organizou o “Encontro Nacional de Pesquisadoras e Pesquisadores em Saúde da População Negra”. Entre os encaminhamentos do encontro, está a ampliação e garantia do financiamento a pesquisas que permitam detalhar o perfil de saúde da população negra no Brasil, bem como compreender as iniquidades raciais e seus impactos na situação de saúde, na formulação, qualificação e implementação de políticas públicas nas diferentes esferas de gestão, além do estímulo ao estabelecimento e/ou fortalecimento dos grupos de pesquisa no campo da saúde da população negra e o estabelecimento de estratégias para a consolidação de uma rede de pesquisadores em saúde da população negra. Desta forma, a SEPPIR tem colaborado para a consolidação dessa rede de pesquisadores em Saúde da População Negra, visando atingir esses objetivos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.