Cáritas Minas realiza Feira de Economia Popular Solidária e de produtos da reforma agrária na Praça da Liberdade

unnamed (1)

A Cáritas  é um organismo da CNBB de atuação social e humanitária

A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais em parceria com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), dentre outros movimentos e entidades, realiza entre os dias 5 e 7 de novembro na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, a Feira Mineira de Economia Popular Solidária. O evento integra as atividades da campanha da Rede Cáritas no mundo contra a fome e a pobreza “Uma Família Humana: Pão e Justiça para todas as Pessoas”.

O objetivo da Feira é levar ao conhecimento da sociedade o consumo de alimentos sem o uso de agrotóxicos, bem como ampliar a integração com instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e governos que apostam na economia solidária, na agricultura familiar agroecológica e na convivência com o semiárido como um novo paradigma de organização e sustentação da sociedade.

Dentro da programação estão previstas comercialização de produtos, shows e muita cultura popular.  No dia 5, abertura oficial e noite cultural com Pereira da Viola e convidados.  No dia 6, haverá debate sobre a Fome e a Miséria em Minas Gerais e logo mais Roda de Samba. Já no dia, 7,  o evento contará com a participação de Reflexões João Pedro Stedille (MST), de Dom Mauro Morelli (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea MG), Patrus Ananias (ex Ministro do Desenvolvimento Social), Élido Bonomo (Conselho Federal de Nutrição) e Leninha Alves (Articulação Semiárido Brasileiro – Asa). Para finalizar, noite cultural com artistas da Ocupação Luiz Estrela. Haverá mais de cem expositores para comercialização de produtos como: arroz, feijão, biscoitos, café, artesanato, dentre outros.

De acordo com o  secretário executivo da Cáritas Minas, Rodrigo Pires,  a ideia da Feira é promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos econômicos solidários, pela reforma agrária e pela agricultura familiar agroecológica.

Além disso, o projeto  pretende mostrar a capacidade que possuem estes empreendimentos em gerar trabalho e renda e ao mesmo tempo distribuir de forma mais justa a renda que geram, além de serem atores ativos na construção de uma nova dinâmica para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais.

Cáritas – A Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e uma das 162 organizações-membro da Rede Cáritas Internacional, de atuação social e humanitária, presente em 200 países e territórios.

No decorrer da sua história, a Cáritas vem promovendo ações para efetivação dos direitos humanos e do desenvolvimento solidário e sustentável, tendo como diferencial a articulação entre a teoria e a prática, uma vez que o trabalho cotidiano vivenciado junto às comunidades é o principal subsídio para a formulação teórica.

Em Minas Gerais, a Cáritas Regional é composta por 12 entidades membros e possui atuação em sete regiões do Estado: Vale do Jequitinhonha, Norte, Zona da Mata, Noroeste, Vale do Aço, Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.