RJ – Acampamento Irmã Dorothy se torna assentamento após nove anos de luta

irma dorothy_0Por Maura Silva, da Página do MST

No último dia 15 de outubro, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) emitiu aos Sem Terra a posse do terreno onde está localizado o acampamento Irmã Dorothy, construído na Antiga Fazenda das Pedras no município de Quatis, Rio de Janeiro.

O acampamento, fundado em outubro de 2005, abriga cerca de 30 famílias que desde então esperavam pela decisão de posse do terreno.

Para Elisângela Carvalho, dirigente nacional do MST no Rio de Janeiro, a decisão da Justiça é uma vitória de todas as famílias, que ano após ano lutaram por aquela terra.

“Foi uma batalha, mas conseguimos. E hoje, às vésperas do acampamento completar 9 anos, recebemos o nosso melhor presente. Os moradores estavam apreensivos e tristes devido à morosidade no processo. Semanas atrás estivemos no Incra, mas nada havia sido resolvido, voltamos mais uma vez frustrados pra casa. Agora, enfim, tivemos uma resposta positiva e a certeza de que a luta valeu e vale a pena”, diz. 

Elisângela também fala sobre os próximos passos dos moradores do assentamento. “A ideia agora é focarmos na organização das famílias. Temos um centro de formação dentro do acampamento onde as atividades serão intensificadas. Os nossos trabalhadores e trabalhadoras organizados enfrentaram o poder político do latifúndio para conseguir essa terra. O nosso papel agora é seguir firme na luta pela Reforma Agrária”.

Essa é a segunda área conquistada pelos Sem Terra no Rio de Janeiro em 2014. A primeira foi o assentamento Osvaldo de Oliveira, cedido no Plano de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro. O Incra não concedia posse de terras na região desde 2007.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.