Geraizeiros em festa: está criada a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascente das Gerais

geraizeiros
Em junho, a greve de fome e sede em Brasília. Hoje, a vitória dos geraizeiros e do povo do cerrado

Notícia boa de fim de noite que chega através de Carlinhos Dayrell,  do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas:

Pessoal, acabamos de receber esta mensagem de Thiago Garcia, da Secretaria Geral da Presidência: “Com grande alegria informo em primeira mão que a Presidenta Dilma acaba de assinar o Decreto de criação da RDS Nascente das Gerais. Não se vai dar tempo de sair no Diário Oficial de amanhã, mas no mais tardar na quarta-feira sai publicado. Assim que tiver uma cópia do decreto encaminho para vocês. Parabéns por essa vitória e pela luta de vocês!!” 

Esta vitória, fruto da resistência e persistência das comunidades geraizeiras da região do Alto Rio Pardo, do Movimento Geraizeiro, da Articulação Rosalino de Povos e Comunidades Tradicionais e da Rede Cerrado foi possível pela imensa rede de solidariedade que se formou em torno da luta dos extrativistas brasileiros pelo seu reconhecimento.

Muitas e muitas mãos teceram os caminhos percorridos, laços foram estabelecidos desde a Amazônia, com os extrativistas do CNS. Alianças foram estabelecidas quando se elegeu a luta – tendo a criação da RDS Nascentes Geraizeiras como um emblema das demandas dos extrativistas brasileiros, do movimento socioambiental.

Pedimos para divulgar e desde já reforçamos o convite para debatermos em Montes Claros nos dias 15 e 16 de outubro, durante o Encontro da Agrobiodiversidade, uma pauta do Movimento Socioambiental para enfrentamos e contribuirmos frente a este contexto de grave crise societária que vivem o Brasil e o planeta.

Carlinhos Dayrell – pela equipe do CAA NM

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.