Comunidade indígena Malacacheta aquece os preparativos para IX Festa da Damurida de 2014

A comida indígena que alimenta a tradição dos povos indígenas, damurida.  (Foto: Alex Alessandro)
A comida indígena que alimenta a tradição dos povos indígenas, damurida. (Foto: Alex Alessandro)

Equipe de Comunicação da Festa da Damurida

A damurida, comida indígena feita de peixe, de carne de caça moqueada (defumado) e a base de pimenta, é o alimento que revigora e fortalece a tradição dos povos indígenas. E, em alusão a essa culinária milenar, a comunidade indígena Malacacheta se prepara para celebrar a nona edição da Festa da Damurida 2014, que ocorre no período de 5 a 8 de novembro, na própria comunidade. A comunidade fica localizada no município de Cantá, região Serra da Lua, a 37 km de Boa Vista (RR).

Para realizar mais esse festejo, a comunidade indígena Malacacheta aquece os preparativos buscando definir a programação dos quatro dias que, esse ano, a comunidade irá proporcionar aos participantes. Já constam na programação, a realização de competições indígenas e esportivas, concurso diversos, apresentações culturais, feira de artesanatos e produtos agrícolas e a principal atração da festa, o concurso da melhor damurida. Haverá premiação para todas as competições.

Ao contrário dos anos anteriores, a abertura do evento será à noite, no dia 5, às 19h, com apresentações culturais e a novidade dessa edição, uma roda de diálogo com as lideranças indígenas contando o histórico da festa. Logo após esse momento haverá a exibição do vídeo documentário da festa da damurida de 2013, produzido através do projeto Olhares que Inspiram o Brasil- Petrobrás 60 anos. O vídeo tem a duração de 2 minutos e reflete a importância da damurida no cotidiano dos indígenas.

A comunidade tem a expectativa de receber mais de 500 participantes, oriundos das comunidades indígenas adjacentes do município de Cantá, Bonfim, Boa Vista e demais localidades do Estado.

O Tuxaua da comunidade, Wanderley da Silva Pereira, destaca que a festa é um momento importante para o povo wapichana mostrar a tradição através da valorização da damurida, a comida que alimenta a tradição indígena. “vamos realizar mais uma edição da festa e para nós, wapichana, é um momento importante, porque assim, valorizamos e fortalecemos de forma coletiva a nossa cultura” destaca o Tuxaua.

Premiada em 2007, pelo Prêmio Culturas Indígenas edição Xicão Xucuru, a festa nasceu da iniciativa “Damuryda Kadyz Aidikikiau- Valorizando a nossa Damurida” com o objetivo de valorizar a cultura indígena, em especial do povo Wapichana, da comunidade indígena Malacacheta.

Malacacheta, com a população de aproximadamente mil e duzentas pessoas, 278 famílias é uma das comunidades indígenas do Estado que busca iniciativas de cunho cultural para fortalecer e valorizar os costumes tradicionais, cotidianamente, afetado devido o contato direito com meio urbano, consumo de alimentos industrializados e a própria miscigenação existente na comunidade. Apesar dessas influências diárias, o povo Wapichana, se mantém resistente e vivendo o bem estar coletivo, assim como outros diversos povos indígenas de Brasil.

Para mais informações, contatos com a equipe de comunicação do festejo: 9126-0803/8101-7827 (Mayra)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.