Ato em defesa do São Francisco acontece no dia 17 de outubro em Bom Jesus da Lapa

ato-3APSFV

Na próxima sexta-feira, 17 de outubro, acontecerá em Bom Jesus da Lapa um Ato Público em Defesa do Rio São Francisco. O ato tem o objetivo de dar um gole d’água ao rio e denunciar a grave situação em que ele se encontra com o nível de água mais baixo já visto e com a sua principal nascente seca.

O evento terá concentração na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, a partir das 7h30. A data do Ato foi decidida nesta quinta-feira, em reunião com entidades e organizações ligadas à Articulação Popular São Francisco Vivo.

Representação junto ao MPF

No mês de setembro o Ato Público em Defesa do Rio São Francisco aconteceu em Pirapora (MG), marcando a entrega de uma Representação, formulada pela SFVivo, para o Ministério Público Federal exigindo Moratória para o Rio com a suspensão de novos licenciamentos e outorgas de águas para grandes e médios projetos e a revisão dos já concedidos.

Até o momento a Representação já foi assinada por 70 entidades, entre associações, sindicatos, institutos, movimentos, pastorais, ONGs e comunidades ligadas à Articulação e entregue aos MPFs em Aracaju (SE), Barreiras (BA), Guanambi (BA), Maceió (AL), Montes Claros (MG) e Petrolina (PE), municípios da Bacia Hidrográfica do Rio.

O documento pede que o MPF tome as “medidas cabíveis contra os agentes governamentais e privados que violam direitos ao promover ou se omitir frente a degradação da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, mais evidente no atual quadro de estiagem”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.