1ª Semana do Velho Chico em Malhada-BA é iniciada com debate sobre a situação do Rio

velho chico malhadaAPSFV

Foi iniciada na terça-feira, 7 de outubro, a 1ª Semana do Velho Chico, que está acontecendo no município baiano de Malhada. A abertura do evento foi realizada com um debate na Câmara de Vereadores do município sobre a atual situação do rio São Francisco. O encontro teve como participantes Samuel Brito, representante da Articulação São Francisco Vivo, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Malhada, José Castor Abreu.

Durante o debate foi destacado o intenso processo de degradação ambiental em que se encontra o rio São Francisco. Foram apresentados dados sobre o processo de ocupação que remonta a presença de grupos indígenas há anos, sobre o atual modelo de desenvolvimento em curso na região e as consequências deste modelo que tem causado sérios impactos socioambientais nas vidas das populações da bacia.

Os dados apresentados mostram que a lógica da exploração de bens primários por meio de commoditties, minério de ferro e fruticultura irrigada a partir da consolidação do Agronegócio na região vem sendo a principal fonte de degradação ambiental do rio. O intenso processo de desmatamento, em especial, em áreas de Cerrado no Noroeste de Minas e Oeste da Bahia vem sendo responsável pelo rebaixamento dos aquíferos e pelo incontrolável assoreamento do São Francisco e de seus afluentes e subafluentes.

Analisando as fotos da nascente seca na Serra da Canastra os participantes do debate observaram que o São Francisco pode passar de um rio perene para um rio intermitente em breve. Dados recentes da CEMIG mostram que o atual volume útil da barragem de Três Marias está com 4,6 %, que a vazão afluente é bem menor do que a vazão defluente, 39,00 m³/s e 152,70 m³/s, respectivamente. José Castor apresentou informações sobre a legislação ambiental do município de Malhada e convocou a sociedade malhadense a se unir na luta em defesa do rio São Francisco.

O debate contou com a presença expressiva de diversos grupos, entidades e organizações engajadas na luta em defesa do rio São Francisco e em defesa da vida do povo Ribeirinho.

A Semana do Velho Chico continuou na quarta-feira, 8 de outubro, com um Sarau na Câmara Municipal de Vereadores de Malhada e na quinta-feira, 9 de outubro, com o ato “Lamento do Velho Chico” percorrendo as ruas da cidade.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.