PR – Depois de 30 anos, assentados recebem o documento da terra

registro posse terra

MAB – No dia de ontem (19), moradores do assentamento Nova Conquista, município de Chopinzinho/PR, participaram de um ato público com a presença do prefeito municipal, secretário da agricultura, vereadores e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Superintendente do INCRA Nilton Bezerra. Na oportunidade, foram entregues títulos para regularização fundiária do assentamento.

“Foram 30 anos de espera, sem acessar políticas públicas”, diz Darci do Nascimento morador da comunidade. “Sem o documento da terra, os agricultores não conseguiam participar dos programas do governo”, afirmou.

Essa conquista só foi possível através da persistência das famílias que tiveram o apoio do MAB, das entidades locais e da câmara de vereadores por meio do presidente, Amarildo Secco.

Com esse documento as famílias poderão permanecer na terra e produzir regularmente. “É uma realização muito grande, é uma vitória, pois só o fato das famílias conseguirem acessar os programas sociais do governo federal, como o PRONAF, Mais Alimentos, PNAE, PAA, entre outros, dá condições para as famílias permanecerem no campo, disse Hélio Mecca, da coordenação do MAB.

Ao finalizar o ato, o INCRA juntamente com as entidades entregaram a cada família o título de concessão de uso da terra.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.