Nível nunca esteve tão baixo

Histórico. Reservatórios de Três Marias estão com apenas 6,3% da capacidade de armazenamento de água; pior nível da história
Histórico. Reservatórios de Três Marias estão com apenas 6,3% da capacidade de armazenamento de água; pior nível da história

Cemig diz que patamares estão entre os menores dos últimos 83 anos

Queila Ariadne – O Tempo

Dos seis reservatórios que produzem a energia de Minas Gerais, todos estão com armazenamento abaixo da metade. O de Três Marias, mais famoso por ser considerado a caixa d’água do Estado e alimentar o rio São Francisco, é o mais crítico, com 6,3% – pior nível desde 2001. Mas não é o único que merece atenção especial. O reservatório do rio Grande, em Camargos, na região do Campo das Vertentes, está com 9,37% e o do rio Araguari, em Nova Ponte, está com 19,44%. Os outros dois estão na faixa de 46%.

A Cemig confirma que os níveis estão entre os menores dos últimos 83 anos. A Copasa diz que é dos últimos cem anos. A elétrica afirma que o atual armazenamento de Três Marias é o mais baixo desde a entrada em operação da usina. “Outro momento em que ele esteve tão baixo foi no ano de 2001, ano do racionamento de energia. Naquela ocasião, o reserva tório chegou perto de 8,5% de sua capacidade”, diz a estatal, por meio de nota.

Segundo levantamento da Comerc Energia, os reservatórios no Brasil atingiu, na primeira quinzena deste mês, o patamar mais baixo para meses de setembro desde 2001. Na região Sudeste/Centro-Oeste, a mais importante do país, o nível está em 28%, superando somente o nível de 20,6% registrado 13 anos atrás. Naquele ano, o governo brasileiro declarou racionamento de energia em função da falta de chuvas.

Nos últimos meses, os brasileiros voltaram a experimentar racionamento, só que de água. O abastecimento já está sendo temporariamente suspenso em várias cidades de Minas Gerais, como Itabira, Uberlândia e Uberaba. Até agora, segundo a Secretaria de Defesa Civil do Estado, 148 cidades já decretaram estado de emergência. É praticamente uma a cada cinco cidades mineiras.

O rio São Francisco tem enfrentado uma seca histórica, espalhando apreensão entre produtores ao longo do seu percurso da Serra da Canastra, em Minas, até Alagoas. O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) afirma que um trecho de 40 km a partir de Três Marias pode até mesmo seca, já em outubro. Segundo o levantamento da Comerc, na região Nordeste, os reservatórios estavam com 24,8% da capacidade na primeira quinzena de setembro, ante 12,5% de setembro de 2001.

Nas regiões Sul e Norte, os níveis dos reservatórios permanecem em patamares mais elevados. O número apurado para a região Sul durante a primeira quinzena do mês foi de 73,1%, abaixo dos 95,7% de setembro de 2013, porém acima dos 44,8% do ano anterior.

No caso da região Norte, os reservatórios estão com 53,8% da capacidade, no melhor patamar para meses de setembro desde 2005.

Emergência

148 cidades decretaram estado de emergência em Minas

17% percentual de municípios mineiros nessa situação

Entenda

Como é. A Cemig tem cerca de 70 usinas hidrelétricas. Mas só seis delas são reservatórios capazes de acumular água no período de chuvas para ser utilizada no período da seca.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Ruben Siqueira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.