BA – Parecer que pede tombamento de 10 terreiros de candomblé no Recôncavo Baiano é aprovado

Terreiro Ilê Axe Ogunjá (Foto: Lazaro Menezes)
Terreiro Ilê Axe Ogunjá (Foto: Lazaro Menezes)

Decisão do Conselho de Cultura foi divulgada após sessão na quarta. Órgão argumenta que tombamento é melhor alternativa para proteger bens.

Do G1 BA

O Conselho Estadual de Cultura da Bahia aprovou, por unanimidade, um parecer da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural, que solicita o tombamento e o registro especial de 10 terreiros de candomblé em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano. A decisão foi divulgada após sessão realizada na quarta-feira (17).

Em nota, o Conselho informou que o parecer é resultado de uma solicitação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (IPAC), para que fosse feito o registro especial desses espaços como patrimônio imaterial. No entanto, a Câmara “decidiu que o tombamento é a melhor alternativa para garantir a proteção desses terreiros e a conservação dos seus espaços físicos”.

Segundo o Conselho, o registro especial proposto aos terreiros prevê a preservação dos aspectos simbólico-culturais. O órgão explica que a medida zela pelos bens imateriais, como as manifestações populares. Já o tombamento é voltado para a preservação física dos espaços, “para bens culturais materiais, como imóveis e obras de arte”.

Confira a relação dos terreiros contemplados no dossiê analisado pelo Conselho Estadual de Cultura da Bahia:

1 – Terreiro Humpane Ayomo Huntólogi
2 – Terreiro Viva Deus ( Asepó Eran Opé Olúwa)
3 – Terreiro Aganju Didê
4 – Terreiro Raiz de Ayrá
5 – Terreiro Ilê Axé Ogunjá
6 – Terreiro Lobanekum
7 – Terreiro Ogodô Dey
8 – Terreiro Dendezeiro Incossi Mukumbi
9 – Terreiro Ilê Axé Itayle
10 – Terreiro Labanekum Filha

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.