BA – Pescadores de Andorinha, do Açude do Itê, estão sendo criminalizados

Pescadores de Andorinha, do Açude do Itê, estão sendo criminalizados enquanto defendem o Açude que para eles, é essencial para a garantia da sobrevivência de suas famílias, através da pesca, bem como, para a dessedentação do criatório, além de servir também aos pescadores e moradores da região, como um espaço de lazer.

A mineradora FERBASA, que explora o cromo e ferro nos municípios de Andorinha e Campo Formoso, vem retirando a água do Açude, respaldada por outorga da Agência Nacional das Águas, cujo laudo que a justifica, foi emitido pelo DENOCS, (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) através de técnicos com estrita ligação a empresa.

Recentemente, segundo informações dos moradores do local, a FERBASA colocou câmeras de vigilância no Açude que é público e vigias da empresa, que armados, estão submetendo os pescadores e moradores do local a constrangimentos. “Estão ameaçando de fazer as pessoas que se aproximarem do Açude, a se deitar no chão e ser revistadas. Estamos sendo humilhados no lugar onde moramos, no Açude que é público e está sendo vigiado por seguranças dessa empresa privada”, afirma um morador do local e pescador.

Na última terça-feira e quinta-feira passada, alguns pescadores foram intimados pela delegada de Andorinha, para prestar depoimento. Cidadãos de bem, estão passando pelo constrangimento de serem pela primeira vez chamados numa delegacia, por algo que não devem. “Nunca passamos por uma humilhação dessas, somos trabalhadores e não bandidos”, afirma o Sr. Noel, pescador do Açude, 70 anos de idade.

Os pescadores(as) fizeram uma manifestação em frente a delegacia e pelas ruas da cidade de Andorinha, chamando a atenção para os crimes que vem acontecendo na cidade, inclusive homicídios recorrentes, e a delegada demora a tomar providências ou procurar os verdadeiros culpados, enquanto está empenhando todas as forças para criminalizar os pescadores.

Contra todas as formas de opressão e violação dos direitos, nos unimos aos pescadores(as) do Açude do Itê em Andorinha apoiando a sua luta em defesa do Açude e do seu modo de vida!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.