CNV retoma depoimentos com reconvocação do major Curió e do general Belhams

CNVLuciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil 

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) retomou a prestação de depoimentos de agentes da ditadura militar com a convocação para depor de nove agentes da repressão, entre eles, o Major Curió e do general José Antonio Nogueira Belhams , entre os dias 8 e 9 de setembro, em Brasília.

Belhams comandava o  Destacamento de Operações de Informações (DOI) do 1° Exército, no Rio de Janeiro, quando da tortura, morte e desaparecimento do deputado Rubens Paiva.  O crime foi cometido entre os dias 21 e 22 de janeiro de 1971, nas dependências do DOI, no Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, zona norte do Rio.

Em maio deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro denunciou cinco militares reformados pelos crimes de homicídio e ocultação do cadáver do ex-deputado Rubens Paiva. O general é um deles.

O coronel Sebastião Rodrigues de Moura, o major Curió, que atuou na repressão à Guerrilha do Araguaia, nos anos 70 também foi convocado. Além do major Curió, a CNV também vai colher o depoimento do coronel Leo Frederico Cinelli, que também participou da repressão à guerrilha. Os dois já haviam sido convocados em agosto, mas não compareceram para depor. Curió enfrenta acusações de tortura e execuções de guerrilheiros.

Edição: Fábio Massalli.

Comments (1)

  1. Curió não foi depor em agosto, garanto que não vai agora e se for e resolver falar, não vai dar em nada… Assassinaram minha irmã no Araguaia e continuam por aí… impunes!!!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.