Campanha Somos Todxs Defensorxs: Defensora denuncia o legado da Copa do Mundo na violação de Direitos

Plataforma Dhesca

Há pouco mais de um mês terminava a Copa do Mundo. Se no gramado a seleção brasileira sofreu uma derrota vexatória, no campo dos direitos humanos a vergonha foi – e continua sendo – ainda maior. Antes mesmo da realização do megaevento esportivo foram várias as violações, entre elas: remoções e despejos decorrentes das obras de infraestrutura; violações do direito à liberdade de expressão; criminalização de manifestações populares, movimentos sociais, defensoras e defensores de direitos humanos.

Somos todxs Claudia!

A campanha Somos Todxs Defensorxs apresenta o depoimento em vídeo de Claudia Favaro, defensora do direito à cidade e à moradia adequada, que integra a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop). Claudia sofreu intimidações em razão de sua luta, mas é enfática: “O pressuposto do medo é a coragem. A injustiça me faz gritar”.

O objetivo da campanha é dar visibilidade a casos de criminalização de defensoras e defensores, chamando a atenção para os processos de coerção e de violação de direitos de comunidades inteiras e seus porta-vozes, procurando fortalecer a sociedade civil e politizar o debate a respeito da perseguição violenta destes grupos sociais.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.