AN: “Ex produtores da Suiá Missú presos pela PF respondem por Associação criminosa, roubo, sequestro e cárcere privados, além de outros crimes”

Nota: abaixo, a versão da mídia local sobre a ação do MPF MT e PF em Goiás, São Paulo e Mato Grosso, incluindo nomes e identificações de alguns dos presos ao longo da manhã.  Leia também: Atenção! MPF e PF deflagram operação em 9 municípios de MT, GO e SP contra quadrilha que organizava reinvasão de Marãiwatsédé

* * *

Pelo menos quatro pessos [SIC] foram presas, advogados dos ex produtores vê [SIC] ação policial como arbitrária

AN – Agência da Notícia

Já são mais de seis mandados de prisão cumpridos por agentes da Polícia Federal, um deles aconteceu em Goiânia, onde mora o Presidente da APROSUM – Associação dos Produtores Rurais da Suiá Missú. Em entrevista exclusiva ao Agência da Notícia a esposa de Sebastião Prado, Nailza Bispo contou chorando que a Polícia Federal chegou ao apartamento por volta das 07:00 hs da manhã, quatro policiais reviraram toda a casa em busca de provas que pudessem incriminar Sebastião Prado. Além de levar o presidente preso, eles levaram também um computador. “Foi uma cena horrível que eu nunca esperei viver, eles entraram era sete horas da manhã, eu ainda estava de camisola, os policiais pegaram meu celular, nos deixaram incomunicáveis, e levaram o Tião. Isso é perseguição política, nós somos produtores que estamos reivindicando nossos direitos, somente isso”, disse Nailza Bispo.

No mandado cumprido pela Polícia Federal, os crimes listados pela Justiça são: Associação criminosa; furto; sequestro e cárcere privado; roubo e incêndio.

De acordo com o advogado dos ex-produtores José Genilson Brayner, são seis mandados de prisão que estão sendo cumpridos pela Polícia Federal, os crimes relacionados dizem respeitos as ações dos ex-produtores desde 2012 na tentativa de não perderem a área de terra. Ele caracterizou a ação da Polícia Federal como arbitrária. “É totalmente arbitraria, não justifica a Justiça mandar prender essas pessoas como se elas fossem bandidas. Eles já perderam tudo e agora ainda são presos. Além dos danos materiais ainda há o dano emocional”, argumentou o advogado.

Na lista da Polícia Federal estão os nomes de Sebastião Prado que é o atual presidente da Aprosum, que foi preso hoje de manhã em seu apartamento em Goiânia. O vereador Nivaldo Oliveira também foi preso em Alto Boa Vista hoje de manhã, João Ribeiro Camelo que mora atualmente em Canabrava do Norte também foi preso, Elias Alves Gabriel conhecido como Teté e o ex Presidente da Aprosum Renato Teodoro também estão na lista dos mandados de prisão, mas o advogado não confirmou se eles foram presos, já que Renato Teodoro estaria em viagem. 

Existe ainda uma outra lista de nomes que estão sendo convocados pela Polícia Federal para depor, sendo a vice Prefeita da Alto Boa Vista Irene Maria Rocha Santos, conhecida como Irmã Irene e seu esposo Josenil Moreira dos Santos conhecido como Benil. Roberto Soares Filho, conhecido como Papagaio e que gerenciava o Posto da Mata, Willian Oliveira da Silva, Elias Moreira Rocha, Gilberto Luiz de Rezende, José Antônio da Silva, e Antônio Mamed popularmente conhecido como Alemão.

O mandado de prisão foi expedido pelo Juiz Federal Augusto Moreira Lima da Sub Sessão Judiciária de Barra do Garças.

O Agência da Notícia tentou contato com a Polícia Federal em Barra do Garças, mas não fomos atendidos. O caso deve repercutir inclusive no Canal Rural, durante o Programa Mercado e CIA apresentado pelo Jornalista João Batista.

A qualquer momento mais informações.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.