Encontro de lideranças indígenas em Itaipulândia

Foto de Comissão de Terras Guarani do Oeste do Paraná
Foto de Comissão de Terras Guarani do Oeste do Paraná

Comissão de Terras Guarani do Oeste do Paraná

Lideranças Avá-Guarani do Oeste do Paraná reuniram-se no dia 27 de julho em Itaipulândia para discutirem questões relativas ao reconhecimento das terras tradicionais e a necessidade de novas alianças com forças políticas do campo progressista para que as pautas dos direitos das comunidades originárias avancem.

A reunião, que aconteceu no Tekoha Itacora – área ocupada na base náutica às margens do Lago de Itaipu, contou com a participação de uma comissão de caciques de Guaíra, a Pastoral Indigenista de Foz do Iguaçu, entre outros apoiadores da causa indígena.

No encontro também foi discutida a situação da área que está sendo ocupada pelos Avá-Guarani desde o início de junho. Os indígenas montaram um acampamento no local por ser a área mais próxima da antigo Tekoha Itacora, uma das aldeias alagadas pelas obras de Itaipu.

“Necessitamos sempre de fazer novos aliados na luta indígena, com os movimentos sociais e entidade de apoio. Esse encontro serviu para discutir isso como os demais caciques da região”, diz Lino César, cacique de Itacora e um dos coordenadores do encontro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.