A força de uma foto: Sem Teto (“Homeless”), por Chan Kwok Hung

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Não recordo quando usei esta foto pela primeira vez, mais sei que o fiz pouquíssimas vezes. Primeiro, pela sua força, que não merece ser desgastada. Segundo, pela situação em si, que, se real (e sempre tive essa dúvida), merece ser respeitada. Finalmente, pela necessidade que sempre senti de identificá-la, saber quem e como ela havia sido feita, pois parece tão perfeita na sua crueza, na sua dureza, que me perguntava se era de fato uma foto ou uma imagem construída, talvez uma pintura.

Hoje consegui descobrir sua origem. Ela foi tirada em Katmandu, Nepal, por Chan Kwok Hung, de Hong Kong, e foi considerada a melhor foto sobre Meio Ambiente de 2011 por uma instituição sediada em Londres: a Chartered Institution of Water and Environmental Management.

A foto não foi uma montagem. Nas informações que deu a respeito, Chan Kwok Hung disse que as crianças viviam com a avó, num lixão, catando coisas para vender. O dinheiro era usado para comer e, quando fotografadas, “elas não haviam encontrado nada fazia já alguns dias”. Isso aconteceu há três anos. Não tenho mais nada a comentar.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.