Indígenas guarani da Grande São Paulo realizam hoje ato na Av. Paulista em protesto contra a reintegração de posse nas aldeias do Jaraguá e pela demarcação das suas terras

unnamed

Comissão Guarani Yvyrupa CGY – Cerca de 200 indígenas das aldeias do povo guarani-mbya na Grande São Paulo, realizam hoje ato em frente ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na Av. Paulista, nº 1842, para protestar contra decisão de reintegração de posse na aldeia Tekoa Pyau, localizada na Terra Indígena Jaraguá, e exigir o andamento do processo de demarcação da área.

Os indígenas estarão em frente ao Tribunal realizando suas danças, cantos e rezas tradicionais, e esperam com isso sensibilizar o poder Judiciário sobre a grave crise social que ocorreria com o cumprimento de reintegração de posse contra os mais de 700 habitantes da TI Jaraguá. Também levarão desenhos feitos pelas crianças para protocolar no TRF.

O ato faz parte da Campanha Resistência Guarani SP, lançada em Abril deste ano com o objetivo de pressionar o Ministério da Justiça para emitir as Portarias Declaratórias das Terras Indígenas Jaraguá e Tenondé Porã, ambas localizadas na Grande São Paulo.

Em manifesto, os Guarani anunciam também que, cansados de esperar, iniciaram o processo de autodemarcação da TI Jaraguá, retomando uma área que forma a aldeia Tekoa Itakupe, do outro lado do Pico do Jaraguá, onde também solicitam à Justiça a garantia de manutenção de posse.

Além da manutenção da posse nas aldeias da TI Jaraguá, o ato tem como pauta a assinatura da Portarias Declaratórias das Tis de SP pelo Ministro Cardozo, e fim da paralisação das demarcações em todo país.

O que?

Ato “O Jaraguá é Guarani: demarcação contra a reintegração de posse”

Onde?

Em frente ao Tribunal Regional Federal, 3ª Região, Avenida Paulista, nº 1842

Quando?

Dia 25/07, a partir das 15hrs

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.