Todo apoio à Ocupação Copa do Povo em Fortaleza!

Enquanto os holofotes dos grandes meios de comunicação se concentram exclusivamente na Copa do Mundo, as lutas por direitos em todo o país não cessaram. Na última sexta-feira, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) iniciou uma nova ocupação em Fortaleza, que já conta com cerca de 700 famílias. A Ocupação Copa do Povo fica localizada em um terreno, abandonado há vários anos, no bairro Paupina. Nós, do Movimento RUA – Juventude Anticapitalista, manifestamos total solidariedade e apoio à Ocupação Copa do Povo e à luta por moradia.

Segundo dados da Fundação João Pinheiro, de uma pesquisa realizada em 2013, há um déficit habitacional, somente em Fortaleza, de mais de 95 mil residências, além de mais de 199 mil unidades habitacionais inadequadas, ou seja, residências com mais de 3 pessoas por cômodo e sem a infraestrutura mínima (banheiros, iluminação elétrica, abastecimento de água, coleta de lixo e esgotamento sanitário).

Além disso, a situação habitacional, que já é grave por si só em nosso país, foi imensamente intensificada com a realização da Copa do Mundo da FIFA, que se encerra nos próximos dias, mas que deixará um enorme impacto na vida das mais de 200 mil famílias removidas de suas casas. Só em Fortaleza, 5 mil famílias foram afetadas pelas obras da Copa. Não há dúvidas de que o legado deixado pelo Megaevento da FIFA será o aprofundamento perverso da especulação imobiliária e a intensificação das condições de desigualdade social.

Nesse sentido, reforçamos nosso apoio intransigente ao MTST e à Ocupação Copa do Povo em Fortaleza e reforçamos o convite para que todxs conheçam, visitem e frequentem esse espaço, fortalecendo a luta de centenas de pessoas que não aguentam mais pagar aluguel, que vivem em áreas de risco, que moram de favor em casa de parentes e que sofrem, todos os dias as consequências da desigualdade social e, por isso, cansaram de esperar pelas promessas dos governos para atender à sua demanda pelo direito à moradia digna. Pedimos que também possam contribuir através da doação de alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal. É fundamental o apoio de todxs xs lutadorxs para que alcancemos mais uma vitória em defesa dos direitos do povo.

Quanto morar é privilégio, ocupar é direito!

– Saiba como chegar na ocupação aqui.

– Curta a página do MTST aqui para acompanhar a ajudar a divulgar a Ocupação Copa do Povo.

(Fotos: Na Rua)

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.