Pelo fim do Sexismo, da homofobia e intolerância religiosa nas Escolas brasileiras

 

Em Católicas pelo Direito de Decidir

O Plano Nacional de Educação (PNE) acaba de ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. Apesar de apresentar avanços segundo entidades atuantes na área de educação no Brasil, o processo de aprovação do PNE no Congresso sofreu ataques de lideranças políticas e religiosas conservadoras.

Fundamentalistas contrários aos direitos das mulheres e população LGBT pressionaram parlamentares que ignoraram a importância da discussão de gênero para a formação de cidadãos mais conscientes dos direitos dessa população. Mais uma vez prevaleceram ideias que perpetuam a discriminação e desinformação entre alunos e professores da rede pública. Para nós feministas a batalha não acabou.

Continuaremos lutando para que nossas crianças, adolescentes e jovens tenham acesso a informações e conhecimentos que contribuam para uma educação não sexista, não homofóbica e que respeite a diversidade religiosa no Brasil.

Neste vídeo, as Multiplicadoras de Católicas pelo Direito de Decidir comentam a retirada da questão de gênero do PNE, seu impacto na sociedade, falam sobre o ensino religioso obrigatório no país que impõe ensinamentos cristãos, violando a laicidade do Estado, ignorando ou desrespeitando a história de outras religiões, assim como apontam para a necessidade de que ativistas dediquem-se à construção de uma sociedade mais digna e justa para todxs, rechaçando a violência e discriminação de gênero.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.