Terra Indígena Buriti: negociações continuam semana que vem, com reunião entre Cardozo e ruralistas

Reunião no MJ e Terenas 1
Foto: página de Luiz Henrique Eloy, no facebook

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Durou cerca de uma hora e meia a reunião entre o Ministro da Justiça e os Terenas Caciques Terena Basílio Jorge, Antonio Aparecido e Maioque Figueiredo; Professor Alberto França; Vereador Eder Alcântara; e o advogado Luiz Henrique Eloy Amado. Participaram também das negociações a Presidenta da Funai, Maria Augusta Assirati, e a Coordenadora Regional em Campo Grande, Ana Beatriz Lisboa; Deborah Duprat, Coordenadora da Sexta Câmara da Procuradoria-Geral da República; representante da Advocacia Geral da União (AGU); e a assessoria do Ministro.

Segundo José Eduardo Cardozo, a Mesa de Negociações continua. Não há pressa, por parte do Ministério, e ele está disposto e ouvir e esclarecer todas as dúvidas dos Terena. Como próximo passo, os ”fazendeiros” serão chamados para uma reunião na próxima semana.

Os participantes da reunião consideram que a questão dos valores será fechada em breve, e os pagamentos referentes às benfeitorias poderão ser efetuados ainda este ano. Já os precatórios relativos às indenizações referentes às terras deverão ficar para 2016, uma vez que o Acordo proposto não foi homologado até o dia 30 de junho.

Na visão de Luiz Henrique Eloy, o impasse sobre a Terra Indígena Buriti continua, e a mesa só não avançou por conta da nítida má vontade dos ruralistas e sua base política quanto à solução do conflito”.

De qualquer forma, até segunda ordem, nenhum ‘fazendeiro’ pode pedir reintegração de posse. Ao mesmo tempo, os povos indígenas de Mato Grosso do Sul também não avançam nas retomadas.

Reunião no MJ e Terenas 2
Foto: página de Luiz Henrique Eloy, no facebook

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.