Convocatória dos movimentos de Fortaleza sobre a VI Cúpula dos BRICS

brics
“Banco de Desenvolvimento dos BRICS”. Fonte: http://batr.org

Queremos, por meio desse comunicado fortalecer nossos diálogos para a construção de uma ação articulada das sociedades civis organizadas dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), na ocasião da VI Cúpula dos BRICS, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de Julho em Fortaleza.

Ressaltamos a importância da organização e encontro das sociedades civis dos BRICS para fortalecer alianças de lutas contra o modelo de desenvolvimento econômico marcado pelo saqueamento dos territórios e violações de direitos de diferentes ordens. Nesse cenário a Cúpula dos BRICS, a nosso ver, deve ser tomada como fato político que nos mobilize para construir visibilidade e estratégias de aproximação e diálogo entre nós e com a sociedade.

Estamos cientes da importância de uma movimentação desde Fortaleza, entretanto, pensamos que esse processo deve extrapolar os movimentos e organizações locais, para uma construção mais ampliada em nível nacional, com capacidade de articulação internacional.

Preocupa-nos o fato de que a Cúpula dos BRICS ocorrerá logo em seguida à Copa 2014, e Fortaleza será uma das cidades sede. Isso nos coloca um cenário de tensões e incertezas, uma vez que a expectativa é de que nesse período haverá um aumento do nível de repressão e violência contra a população em geral e contra os movimentos em especial.

Nesse sentido, nos dispomos a construir uma atividade coletiva, envolvendo movimentos e organizações de Fortaleza, regionais, nacionais e dos outros países dos BRICS. Nossa ideia é realizar um evento unificado das sociedades civis organizadas desde um campo crítico ao modelo de desenvolvimento que se pretende fortalecer a partir dos governos dos BRICS.

Para tanto, pensamos ser necessário fazer entre nós um levantamento das “pretensões” dos diferentes sujeitos coletivos que queiram fortalecer essa mobilização. Por isso solicitamos que as organizações e movimentos se posicionem sobre o que pretendem fazer em termos de ação e temática que possam vir a somar nesse momento. O tema referencial do evento será a crítica ao modelo de desenvolvimento.

Dada a urgência, gostaríamos de ter retorno até o dia 21 de Junho, pelo seguinte email: sociedadecivilbrics@gmail.com

No aguardo de suas respostas, deixamos nossos abraços de alianças e solidariedades.

Marcha Mundial das Mulheres, Jubileu Sul, MST – Movimento Sem Terra, AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, CUT – Central Única dos Trabalhadores/as, Rebrip – Rede Brasileira pela Integração dos Povos, Dieese, Comitê Popular da Copa- Fortaleza, Força Sindical, Fórum Cearense de Mulheres, Nigéria-Coletivo de comunicação, RUA – Juventudade Anticapitalista, Corrente Proletária, Tambores de Safo, Esplar-Centro de Pesquisa e Assessoria, Instituto Terramar

Contatos:

Email: [email protected]

55 (85) 8819-14-84 – Sarah Luiza

55 (85) 88377665 – Cris Faustino

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.